A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598Abstract
Objetiva analisar a base de conhecimentos para o ensino de professores de Educação Física na pré-escola com foco na identificação e compreensão do sujeito e do conteúdo. De abordagem qualitativa descritivo-exploratória, participaram da investigação quatro professores da rede de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da participação em reuniões coletivas e entrevistas de aprofundamento. Verificou-se que o conhecimento docente sobre a criança advém da relação cotidiana pedagógica estabelecida para com ela. De modo geral, os conteúdos são eleitos em função dos interesses das crianças, sendo que os jogos e brincadeiras populares prevaleceram na organização do ensino. O estudo semeia propositivas para defesa do professor de Educação Física na Educação Infantil e fortalece o debate acerca da qualidade do trabalho docente articulado entre áreas do conhecimento.