A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

Autores

  • Luana Zanotto Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-1877-4170
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Carlos Januário Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598

Resumo

Objetiva analisar a base de conhecimentos para o ensino de professores de Educação Física na pré-escola com foco na identificação e compreensão do sujeito e do conteúdo. De abordagem qualitativa descritivo-exploratória, participaram da investigação quatro professores da rede de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da participação em reuniões coletivas e entrevistas de aprofundamento. Verificou-se que o conhecimento docente sobre a criança advém da relação cotidiana pedagógica estabelecida para com ela. De modo geral, os conteúdos são eleitos em função dos interesses das crianças, sendo que os jogos e brincadeiras populares prevaleceram na organização do ensino. O estudo semeia propositivas para defesa do professor de Educação Física na Educação Infantil e fortalece o debate acerca da qualidade do trabalho docente articulado entre áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Docente da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação. 

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação
Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação Escolar. 

Carlos Januário, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa

Docente do curso de Doutoramento em Ciências da Educação e das Licenciaturas da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Zanotto, L., Alves, F. D., & Januário, C. (2022). A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 51–68. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598