EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12884

Resumo

Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins na constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.

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Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

É professora Adjunta na Escola de Educação Fisioterapia e Dança da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

Isabela Dutra Correa da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora Pedagógica no Colégio Metodista Americano – Porto Alegre/RS. Isabeladutra25@gmail.com

 

Marcela Dutra Correa da Silva

Licenciada e bacharela em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cela.dutra@hotmail.com

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Publicado

24-01-2022

Como Citar

Machado, R. B., Dutra Correa da Silva, I., & Dutra Correa da Silva, M. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 35–50. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12884