EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12884Resumo
Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins na constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.