HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Jéssica Beluco Vitoreti Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luciane Pandini-Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11849

Palavras-chave:

Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem.

Resumo

O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Beluco Vitoreti, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL. Contato: jessicavitoreti@hotmail.com

Luciane Pandini-Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pela UFRGS, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze, atualmente é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL. Tubarão. Santa Catarina. Brasil. Contato: lucianepandini@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8378-2359

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Vitoreti, J. B., & Pandini-Simiano, L. (2022). HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 271–286. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11849