A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS/AM: O PROJETO CARAVANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Bruna Drielly de Menezes Andrade Universidade Federal do Amazonas
  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12788

Resumo

Este estudo investigou como se dá a presença da Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) em Manaus/AM. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que usou entrevista semiestruturada com o coordenador do projeto Caravana da Educação Infantil. Utilizou-se a análise de conteúdo e a Sociologia da Infância (SI) como base teórica. O professor de EF está inserido na EI, porém em número reduzido, para assessorar os professores generalistas. Os pressupostos teóricos da Caravana parecem pender para a perspectiva maturacional e desenvolvimentista. Ambiguamente, existem projetos que vão além dessa perspectiva. Os desafios estão em aumentar o número de professores de EF e melhorar a sua formação continuada. A Caravana possui potencialidades para crescer, mas não pode recair nos moldes disciplinar e escolarizante. Nesses termos, advogamos por políticas públicas que ampliem o projeto. Também, vemos como fator positivo a adoção da SI como perspectiva teórica e o fortalecimento do assessoramento em projeto integradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Drielly de Menezes Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Educação Física.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Física. Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM).

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Drielly de Menezes Andrade, B., & José Machado de Oliveira, V. (2022). A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS/AM: O PROJETO CARAVANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 243–256. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12788