PARQUE DA ESCOLA: UM ESPAÇO LÚDICO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E A AQUISIÇÃO DAS LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11838

Palavras-chave:

Educação psicomotora, Ludicidade na educação, Ensino fundamental, Aprendizagem da língua escrita, Desenvolvimento humano.

Resumo

Percebi que, após descartar dificuldades no desenvolvimento neurológico e emocional somados aos fatores de ordem psicomotora e ambiental, as estratégias pedagógicas utilizadas, descontextualizadas da realidade da criança para este fim, são muitas vezes responsáveis pelo sucesso ou fracasso na aquisição da linguagem falada e escrita. Este estudo buscou responder acerca da contribuição de uma prática lúdico-educativa pela via corporal, na construção da leitura e da escrita dos alunos do 3º Ano do ensino fundamental. Utilizei a pesquisa etnográfica para encontrar a resposta. As conclusões remeteram que as vivências lúdicas motoras realizadas no parque da escola contribuíram para o desenvolvimento integral dos alunos, sendo o desenho, a leitura e a escrita as competências mais significativas desenvolvidas para a construção de futuras habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelina Soares Lobo, Mergulhão Educinter

Pedagoga;profissional de educação física; Especialista em Prática Psicomotriz Educativa FEEVALE 1995, e mestra em ciências do movimento humano. UFRGS 2000.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Lobo, A. S. (2022). PARQUE DA ESCOLA: UM ESPAÇO LÚDICO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E A AQUISIÇÃO DAS LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 328–340. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11838