LETRAMENTO E LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS QUE PRODUZEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Autores

  • Lucielle França de Lima Universidade Estadual do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4575-9427
  • Rochele da Silva Santaiana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Veronice Camargo da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7216

Palavras-chave:

Práticas lúdicas. Letramento. Brincar.

Resumo

O presente artigo, oriundo de uma pesquisa de conclusão de curso, intentou compreender como as práticas lúdicas têm sido utilizadas nos processos de alfabetização e letramento. A alfabetização e o letramento fazem parte de uma fase importante no desenvolvimento infantil, que podem determinar a superação das demais fases acadêmicas, portanto, necessita ser estimuladora. Como discussão necessária à realização deste trabalho partiu-se da seguinte problematização: Como as práticas lúdicas têm sido utilizadas nos processos de alfabetização e letramento de crianças de duas turmas de primeiro ano, dos anos iniciais, em uma escola particular, do município de Alegrete? Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, utilizando como abordagem a análise de dados e estudo de caso, com aplicação de um questionário com duas docentes que atuam em turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental na referida escola. O presente estudo aponta serem fundamentais práticas pedagógicas permeadas por conhecimentos sobre as questões que discutem o letramento.

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Biografia do Autor

Lucielle França de Lima, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Curso Normal em Nível Médio, no Instituto de Educação Oswaldo Aranha; Graduada em Pedagogia Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Pós-graduada em Educação Infantil, Anos Iniciais, com ênfase em Ludopedagogia e Literatura Infantil, pelo Centro-sul de Pesquisa e Extensão.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

de Lima, L. F., Santaiana, R. da S., & Silva, V. C. da. (2018). LETRAMENTO E LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS QUE PRODUZEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. Revista Didática Sistêmica, 19(2), 84–99. https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7216

Edição

Seção

Artigos