LETRAMENTO E LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS QUE PRODUZEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Lucielle França de Lima, Rochele da Silva Santaiana, Veronice Camargo da Silva

Resumo


O presente artigo, oriundo de uma pesquisa de conclusão de curso, intentou compreender como as práticas lúdicas têm sido utilizadas nos processos de alfabetização e letramento. A alfabetização e o letramento fazem parte de uma fase importante no desenvolvimento infantil, que podem determinar a superação das demais fases acadêmicas, portanto, necessita ser estimuladora. Como discussão necessária à realização deste trabalho partiu-se da seguinte problematização: Como as práticas lúdicas têm sido utilizadas nos processos de alfabetização e letramento de crianças de duas turmas de primeiro ano, dos anos iniciais, em uma escola particular, do município de Alegrete? Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, utilizando como abordagem a análise de dados e estudo de caso, com aplicação de um questionário com duas docentes que atuam em turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental na referida escola. O presente estudo aponta serem fundamentais práticas pedagógicas permeadas por conhecimentos sobre as questões que discutem o letramento.

Palavras-chave


Práticas lúdicas. Letramento. Brincar.

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DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7216

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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