LA ESCALADA COMO ESPACIO/TIEMPO DE OCIO DE MUJERES EN GOIÁS (BRASIL)

Autores/as

Resumen

Este artículo presenta la relación que mujeres escaladoras de la provincia de Goiás (Brasil) establecen con el fenómeno ‘Ocio’. Para esto, fue elaborado un cuestionario en la plataforma Google Forms, enviado por correo electrónico para 25 escaladoras. Los resultados enseñan que la elección por la escalada en cuanto una práctica corporal está basada en la búsqueda por la ocupación del tiempo de ocio como una práctica que se pasa, fundamentalmente, en espacios más naturales y menos urbanos, por la sociabilidad producida en estos espacios, y más: diversidad de la práctica, aventura, esfuerzo físico y mental, posibilidad de viajar, herramienta de transformación personal, cambio de hábitos e incentivo a una vida saludable, autosatisfacción y autoestima. Al final, se concluye que estas mujeres constituyen su ocio – en la escalada, como un espacio singular de auto resignificación construyendo una dinámica en la cual ellas mismo son las protagonistas de su tiempo libre

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laleska Lopes Guiotti, Personal Trainner

Docente na instituição UNIALFA, pesquisadora no GEPELC (Grupo de estudos e pesquisa em esporte, lazer e comunicação) Mestra em Educação Física pela UFG-FEFD.Licenciada no curso de educação física pela Universidade Federal de Goiás, com trabalho cuja temática foi: "Práticas corporais de aventuras no ambiente escolar: Desafios e Possibilidades".Bacharela no curso de educação física pela Faculdade Mauá, com trabalho cuja temática foi:" Efeitos das práticas corporais de aventura sobre o âmbito do lazer: uma revisão de literatura"Experiência na área educacional mais aprofundada na área dos estudos do lazer, práticas corporais de aventura na natureza e no meio urbano, relações de gênero, saúde coletiva e metodologia de ensino das práticas aquáticas.Lutando por uma educação de maneira ampla e como tema gerador da formação de indivíduos, justificada na fala do professor Libãneo: "[...] corresponde a toda modalidade de influência e inter-relações que convergem para a formação de traços de personalidade social e do caráter, implicando em uma concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípio de ação frente a situações reais e desafios da vida prática. " (Libâneo, 1994, p. 24)

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física e Dança.

Professor Titular da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação Física e Dança; Professor permanente no Mestrado Acadêmico em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Educação (1997) e Doutorado em Sociologia Politica (2007) pela mesma instituição. Realizou estágios Pós-doutoral na Facultad de Ciencias del Deporto de la Universidad de Murcia, Espanha (2012) e pela Universidad de Granada, Espanha, ambos sob a tutoria do Prof. Dr. Antônio Baena-Extremera (2018), e em 2022-2023 realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Valencia, Espanha, sob a tutoria do Prof. Dr. José Devís Devís. Atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas corporais de aventura na Educação Física escolar; Lazer e natureza; Lazer e práticas corporais de aventura; Educação Física Escolar; práticas corporais de aventura, meio ambiente, ecologia; Líder do GEPELC-Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Lazer e Comunicação (UFG), e membro do Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza (UFG). Sócio pesquisador do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte desde 1995.Editor de seção da Revista Pensar a Prática (UFG), Parecerista Ad Doc das revistas Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Movimento (ESEF-UFRGS), Motrivivência (UFSC), Pensar a Prática (FEF-UFG), CONEXÕES (Unicamp) e EMASF-Revista Digital de EF (Espanha).

Publicado

2025-08-22

Cómo citar

Lopes Guiotti, L., & de Deus Inácio, H. L. (2025). LA ESCALADA COMO ESPACIO/TIEMPO DE OCIO DE MUJERES EN GOIÁS (BRASIL). Revista Didática Sistêmica, 27(1), 116–130. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17021

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo