<b>As práticas pedagógicas e o desenvolvimento infantil ao longo do tempo: ludicidade em questão

Autores

  • Jamily Charão Vargas
  • Helenise Sangoi Antunes

Palavras-chave:

Ludicidade, Infância, Práticas Pedagógicas

Resumo

Esta escrita contempla a temática da cultura instituída na sociedade e o espaço da infância ao longo dos tempos, discutindo a vivência das atividades lúdicas na primeira infância. Dessa forma, proporciona uma reflexão frente à percepção e à vivência da infância, estabelecida pela sociedade em cada tempo histórico. Busca-se uma compreensão histórica de como a ludicidade está sendo vivenciada nos espaços-tempos infantis e, mais especificamente, na escola. Assim, acredita-se nas práticas lúdicas como atividades relevantes e, mesmo necessárias, para um bom desenvolvimento infantil, salientando que estas devem estar presentes nas práticas educativas em tempos de avanços econômicos, tecnológicos e industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamily Charão Vargas

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/ CE/ UFSM, e é membro do GEPFICA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Incial, Continuada e Alfabetização.

Mais informações: Currículo Lattes

Helenise Sangoi Antunes

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora Associado I do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-05-25

Como Citar

Vargas, J. C., & Antunes, H. S. (2010). &lt;b&gt;As práticas pedagógicas e o desenvolvimento infantil ao longo do tempo: ludicidade em questão. Revista Didática Sistêmica, 10(1), 20–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1390

Edição

Seção

Artigos