Práticas docentes no Ensino Fundamental: reflexões sobre o brincar e o estudar

Jamily Charão Vargas, Angélica Lopes Zavelinski

Resumo


Este artigo contempla dois direitos básicos da criança, o brincar e o estudar. Nesse sentido, disserta-se sobre a importância de envolver atividades lúdicas na escola, uma vez que estas contribuem para uma aprendizagem mais prazerosa e significativa. Mostra-se que muitos estudos vêm sendo realizados nesta perspectiva, mas que nem sempre as práticas docentes contemplam a teoria, uma vez que o professor é um ser histórico social e, por isso, reproduz elementos historicamente existentes nas práticas pedagógicas, nas escolas e nas relações estabelecidas neste âmbito. Assim, esta escrita oportuniza uma reflexão docente frente às possibilidades e à importância do desenvolvimento de práticas lúdicas que ultrapassem o trabalho docente historicamente reproduzido na escola.

Palavras-chave


Práticas pedagógicas; Prática lúdica; Infância

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br