LETRAMENTO E LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS QUE PRODUZEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Authors

  • Lucielle França de Lima Universidade Estadual do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4575-9427
  • Rochele da Silva Santaiana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Veronice Camargo da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7216

Keywords:

Práticas lúdicas. Letramento. Brincar.

Abstract

O presente artigo, oriundo de uma pesquisa de conclusão de curso, intentou compreender como as práticas lúdicas têm sido utilizadas nos processos de alfabetização e letramento. A alfabetização e o letramento fazem parte de uma fase importante no desenvolvimento infantil, que podem determinar a superação das demais fases acadêmicas, portanto, necessita ser estimuladora. Como discussão necessária à realização deste trabalho partiu-se da seguinte problematização: Como as práticas lúdicas têm sido utilizadas nos processos de alfabetização e letramento de crianças de duas turmas de primeiro ano, dos anos iniciais, em uma escola particular, do município de Alegrete? Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, utilizando como abordagem a análise de dados e estudo de caso, com aplicação de um questionário com duas docentes que atuam em turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental na referida escola. O presente estudo aponta serem fundamentais práticas pedagógicas permeadas por conhecimentos sobre as questões que discutem o letramento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lucielle França de Lima, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Curso Normal em Nível Médio, no Instituto de Educação Oswaldo Aranha; Graduada em Pedagogia Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Pós-graduada em Educação Infantil, Anos Iniciais, com ênfase em Ludopedagogia e Literatura Infantil, pelo Centro-sul de Pesquisa e Extensão.

Published

2018-03-02

How to Cite

de Lima, L. F., Santaiana, R. da S., & Silva, V. C. da. (2018). LETRAMENTO E LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS QUE PRODUZEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. Revista Didática Sistêmica, 19(2), 84–99. https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7216

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo