ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17205Resumo
Este estudo buscou investigar como acontecem as atividades rítmicas e expressivas no processo de escolarização de crianças surdas em uma escola para surdos. Partiu-se de um enfoque qualitativo. Foram realizadas entrevistas com docentes que trabalham com essas atividades, visando compreender fatos sociais e aprofundar-se em um estudo de caso. A pesquisa adotou uma perspectiva do bilinguismo, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna da criança surda e destacando a valorização da identidade e singularidade do sujeito surdo, além das potencialidades da expressão corporal no contexto escolar. Conclui-se que as atividades expressivas e rítmicas, como teatros e danças, são essenciais na escolarização de crianças surdas dentro do bilinguismo. Elas são planejadas de forma empática e adaptadas para os educandos surdos, incorporando ferramentas específicas. A expressão corporal também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da Libras, pois está presente nos cinco parâmetros que regem essa língua. Dessa forma, a expressão corporal e suas potencialidades contribuem para a formação da criança surda, promovendo o desenvolvimento da comunicação, autoestima e autoconhecimento.