ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17205

Resumo

Este estudo buscou investigar como acontecem as atividades rítmicas e expressivas no processo de escolarização de crianças surdas em uma escola para surdos. Partiu-se de um enfoque qualitativo. Foram realizadas entrevistas com docentes que trabalham com essas atividades, visando compreender fatos sociais e aprofundar-se em um estudo de caso. A pesquisa adotou uma perspectiva do bilinguismo, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna da criança surda e destacando a valorização da identidade e singularidade do sujeito surdo, além das potencialidades da expressão corporal no contexto escolar. Conclui-se que as atividades expressivas e rítmicas, como teatros e danças, são essenciais na escolarização de crianças surdas dentro do bilinguismo. Elas são planejadas de forma empática e adaptadas para os educandos surdos, incorporando ferramentas específicas. A expressão corporal também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da Libras, pois está presente nos cinco parâmetros que regem essa língua. Dessa forma, a expressão corporal e suas potencialidades contribuem para a formação da criança surda, promovendo o desenvolvimento da comunicação, autoestima e autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Pelegrin da Silva, Universidade La Salle - Unilasalle

Graduada em Pedagogia (2021) e Letras - Português (2022), com pós-graduação em Gestão de Projetos (2023). Fluente em Libras e comprometida com a inclusão. Experiência na área da Educação e pesquisa inclusiva.

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade La Salle - Unilasalle

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e Pedagogia pela Universidade La Salle (2023), especialização em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Atualmente é docente e coordenador do curso de graduação em Educação Física da Universidade La Salle e docente no curso de Pedagogia da mesma instituição. Tem experiência no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, Educação Social e no Ensino Superior.. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas: Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Pelegrin da Silva, L., & da Silveira Gonçalves, P. (2024). ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 291–311. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17205

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo