EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • António Camilo Cunha Universidade do Minho
  • Zenaide Galvão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12807

Resumo

A problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados.  Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico.  Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Camilo Cunha, Universidade do Minho

Universidade do Minho – Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) IE – UMinho. Braga / PT. camilo@ie.uminho.pt

Zenaide Galvão, Universidade do Minho

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto (1985), Especialização em Educação Física Escolar pela UNICAMP (1992), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e cursa o Doutorado em Estudos da Criança na Universidade do MInho em Braga - Portugal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, pratica pedagógica, formação profissional, temas transversais e estudo e ensino.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Cunha, A. C., & Galvão, Z. (2022). EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 82–94. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12807