USOS E APROPRIAÇÕES DAS DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES

Autores

  • Érica Bolzan Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12915

Resumo

Analisa os usos e as apropriações que os dinamizadores de Artes e Educação Física fazem das danças populares na Educação Infantil de Vitória/ES. Utiliza o método descritivo-interpretativo, com a aplicação de questionários para 24 docentes que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os resultados apontam que os dinamizadores fazem diferentes usos destas danças em seus cotidianos, em estreita articulação com os projetos institucionais dos CMEIs. Contudo, são poucas as mediações que valorizam as agências das crianças, pois as danças populares estão mais presentes nos momentos de apresentações do que ao longo do ano letivo. Dentre os fatores que dificultam o trabalho com as danças populares, sobressai a questão da religiosidade, pela crença de que a prática dessas manifestações evoca a devoção. Conclui-se que as danças populares se apresentam como conhecimentos potentes para tematizações e reflexões sobre as questões étnico-raciais nas instituições infantis.

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Biografia do Autor

Érica Bolzan, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Ufes. Membro do Núcleo de de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, do Instituto de Educação da UFRRJ. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias (NAIF)

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif).

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Publicado

24-01-2022

Como Citar

Bolzan, Érica, Martins, R. L. D. R., & Mello, A. da S. (2022). USOS E APROPRIAÇÕES DAS DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 152–166. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12915