USOS E APROPRIAÇÕES DAS DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12915Abstract
Analisa os usos e as apropriações que os dinamizadores de Artes e Educação Física fazem das danças populares na Educação Infantil de Vitória/ES. Utiliza o método descritivo-interpretativo, com a aplicação de questionários para 24 docentes que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os resultados apontam que os dinamizadores fazem diferentes usos destas danças em seus cotidianos, em estreita articulação com os projetos institucionais dos CMEIs. Contudo, são poucas as mediações que valorizam as agências das crianças, pois as danças populares estão mais presentes nos momentos de apresentações do que ao longo do ano letivo. Dentre os fatores que dificultam o trabalho com as danças populares, sobressai a questão da religiosidade, pela crença de que a prática dessas manifestações evoca a devoção. Conclui-se que as danças populares se apresentam como conhecimentos potentes para tematizações e reflexões sobre as questões étnico-raciais nas instituições infantis.