EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Renata de Moraes Lino Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12902

Resumen

O artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Renata de Moraes Lino, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília, Integrante do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, renatinhamlino@gmail.com.

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Professora Titular da Universidade de Brasília, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, ingridwiggers@gmail.com.

Publicado

2022-01-24

Cómo citar

de Moraes Lino, R., & Dittrich Wiggers, I. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 137–151. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12902

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade