Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8655

Palavras-chave:

Crise ambiental, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade.

Resumo

Decorrente de ações antrópicas, surge à multifacetada crise ambiental. A EA dissemina conhecimentos acerca da conservação e sustentabilidade ambiental, apresentando-se como alternativa apta a mitigar seus efeitos. O presente estudo, intentou analisar a ambientalização curricular dos cursos de licenciatura do CFP/ UFCG, através dos seus respectivos PPCs, ou seja, a inclusão de valores sociais/éticos/estéticos/ambientais, visando diligenciar a interdisciplinaridade e a EA nas diversas áreas do conhecimento. Considerando a bagagem acadêmica ofertada aos docentes em formação, sobretudo, na proposta da EA e seu desafio de requerer uma práxis cuidadosamente planejada. O diagnostico, como esperado, revelou uma AC nos cursos vinculados a UACEN e UNAGEO, cursos afins da área ambiental e ausência da AC nos demais cursos, apesar de seus PPCs estarem em concordância com os princípios estabelecidos pela PNEA. Curricular environmentalization: critical analysis of pedagogical projects in diferent teacher training courses Abstract The environmental crisis arises as a result of human actions and has it owns characteristics and peculiarities. An alternative able to decrease these effects is the environmental education (EE) which is used to diffuse knowledge concerning of conservation and sustainability. This paper aimed to analyze the curricular structure of educational degree courses offered by the Federal University of Campina Grande on their Teacher Training Center campus through their respective pedagogic project (PP). In this analysis was considered the inclusion of social, ethical, aesthetic and environmental values, focusing on the existence of EE's curricular of the different knowledge area interdisciplinarity. Thus we considered the academic knowledge which is offered to teachers in training, especially in the EE outline and the challenge of requiring carefully planned praxis. On this research we observed an EE vision integrated on curricular project of courses associated with the environmental area linked to UACEN and UNAGEO. Meanwhile, as expected, despite the PP in agreement with the principles of PNEA, the other degree courses do not have this EE prediction. Keywords: Environmental crisis. Sustainability. Interdisciplinarity.

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Biografia do Autor

Flávio Lourenço de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Ciências (2009) e em Direito (2015), Especialista em Ciências ambientais (2009), Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG (2015).

Lívia Poliana Santana Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2011). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2013). Mestre (2014) e Doutora em Recursos Naturais - PPGRN/CTRN/UFCG. Integrante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental - GGEA/UEPB.

Maiane Lima Teles, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2018).

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

de Oliveira, F. L., Santana Cavalcante, L. P., & Teles, M. L. (2020). Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 745–771. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8655

Edição

Seção

Artigos