A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade

uma análise da recuperação socioambiental das cidades no contexto pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15496

Palavras-chave:

Educação Ambiental., Cidades sustentáveis., Sustentabilidade urbana., Pós-Pandemia.

Resumo

The contribution of critical environmental education to the status of the city: an analysis of the socio-environmental recovery of cities in the post-pandemic context

O presente artigo versa sobre a possível contribuição da Educação Ambiental crítica (EAc) ao Estatuto da Cidade, no contexto pós pandemia da recuperação socioambiental das cidades, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade urbana. Portanto, tem como objetivos específicos: compreender, por meio da EAc, a crise socioambiental gerada pela pandemia, apresentar os principais desafios enfrentados pelas cidades nesse contexto, por fim, tecer reflexões sobre o Estatuto da Cidade, no que se refere a sustentabilidade, a partir das possíveis contribuições da EAc. Trata-se de pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e documental, e os resultados apontam que a EAc pode contribuir para aplicação do Estatuto da Cidade, principalmente no que concerne a recuperação socioambiental das cidades pós-pandemia, enfatizando a necessidade de uma educabilidade para a sustentabilidade urbana.

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Biografia do Autor

Vanessa Aguiar Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande/ Doutoranda em Educação Ambiental

Doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Mestra em Direito (PPGD/UFPEL). Bacharela em Direito (FURG). Membra do Grupo de pesquisa em Direito e Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES. Advogada.

Vanessa Hernandez Caporlingua, Universidade Federal do Rio Grande

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutora em Educação Ambiental/FURG. Bacharel em Direito /FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG e da Faculdade de Direito/FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental GPDEA/CNPq.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Figueiredo, V. A. ., & Caporlingua, V. H. (2023). A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade: uma análise da recuperação socioambiental das cidades no contexto pós-pandemia. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15496