Educação Ambiental Crítica e Gênero
as mulheres e seus vínculos de organização comunitária
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15280Palavras-chave:
Vínculos, Educação ambiental crítica, Gênero, Organização comunitária, GruposResumo
Critical Environmental Education and Gender: women and their community organization bonds
Neste trabalho apontam-se as primeiras impressões dos elementos constitutivos do encontro entre um projeto de educação ambiental e uma associação comunitária de mulheres, assim como os vínculos estabelecidos entre as participantes, todas do gênero feminino, e os motivos que as mantêm atuando desde a fundação da entidade. A sistematização se deu à luz das teorias da educação ambiental crítica e da psicologia social, assim como da educação popular. Considera-se a importância da fala e da escuta pedagógica como um reconhecimento do ser mulher, pescadora, ou marisqueira, de uma comunidade em situação de pobreza, mas que está organizada em grupo e que cumpre um papel social, engajada nos espaços públicos de decisão política da sua região. Ainda se observa o papel que cada uma desempenha no coletivo através da teoria dos grupos operativos de Pichon-Rivière e das teorias de Vygotsky.
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