Do positivismo ao pensamento inter e transdisciplinar
um percurso marcado pela influência das transformações sociais de produção na educação
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14994Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Positivismo, Educação, Relações sociais de produçãoResumo
Positivism to inter- and transdisciplinary thought: a path marked by the influence of social transformations of production in education
O entendimento a respeito das abordagens inter e transdisciplinar provém de uma concepção ampla e profunda das ciências, de forma que impacta a educação. Assim pensando, considera-se que todo conhecimento só será reconhecido, se houver um caráter transformador, ou seja, quando cumpre a função de reflexão sobre a realidade concreta e preencha os estágios formativos construídos por meio dos valores inerentes ao ser humano. Assim pensando, este artigo pretende contribuir para a discussão sobre as possibilidades das concepções inter e transdisciplinares aplicadas à ciência e a educação contribuírem para a superação dos entraves oriundos do pensamento positivista, que, muitas vezes, serviu para justificar as imposições das transformações sociais de produção. Neste sentido propõe-se a analisar o vínculo entre inter e transdisciplinaridade, educação e relações sociais de produção.
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