Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14735

Palavras-chave:

Ciência cidadã; risco de desastres; pessoas com deficiência, educação ambiental

Resumo

Este capítulo tem como objetivo apresentar o contexto de participação de estudantes cegos e com baixa visão no Projeto Dados à Prova d´Água e refletir sobre os desafios e as aprendizagens vivenciadas por eles. Com abordagem qualitativa, a metodologia tem inspiração na Cartografia do Imaginário, apoiando-se na fenomenologia dos quatro elementos, de Gaston Bachelard. Os resultados confirmam a importância de se promover a inclusão de pessoas com deficiência no engajamento de projetos de ciência cidadã voltados à Educação em Redução do Risco de Desastres (ERRD). A educação ambiental ocupa um papel fundamental nesse processo, pois enseja a perspectiva inclusiva em torno da temática de Redução do Risco de Desastres (RRD) para inspirar ações, projetos, programas e políticas públicas em tempos de emergências climáticas.

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Biografia do Autor

Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora da rede pública municipal de Cuiabá e da rede pública estadual mato-grossense, cedida para o Icemat, onde exerce a docência. Pesquisadora no Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA/UFMT. Audiodescritora. 

Rachel Trajber, Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI

Responsável pelo Programa Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI. Pesquisadora do Projeto Dados à Prova d’Água. Doutora em Antropologia pela Purdue University/revalidação UFSCar (2014).

Victor Marchezini, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden)

Pós-doutorando no Natural Hazards Center, Universidade do Colorado-Boulder. Pesquisador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Gomes, G. R. das N. S., Trajber, R. ., & Marchezini, V. (2022). Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14735

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática