Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14735

Keywords:

Ciência cidadã; risco de desastres; pessoas com deficiência, educação ambiental

Abstract

Este capítulo tem como objetivo apresentar o contexto de participação de estudantes cegos e com baixa visão no Projeto Dados à Prova d´Água e refletir sobre os desafios e as aprendizagens vivenciadas por eles. Com abordagem qualitativa, a metodologia tem inspiração na Cartografia do Imaginário, apoiando-se na fenomenologia dos quatro elementos, de Gaston Bachelard. Os resultados confirmam a importância de se promover a inclusão de pessoas com deficiência no engajamento de projetos de ciência cidadã voltados à Educação em Redução do Risco de Desastres (ERRD). A educação ambiental ocupa um papel fundamental nesse processo, pois enseja a perspectiva inclusiva em torno da temática de Redução do Risco de Desastres (RRD) para inspirar ações, projetos, programas e políticas públicas em tempos de emergências climáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora da rede pública municipal de Cuiabá e da rede pública estadual mato-grossense, cedida para o Icemat, onde exerce a docência. Pesquisadora no Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA/UFMT. Audiodescritora. 

Rachel Trajber, Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI

Responsável pelo Programa Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI. Pesquisadora do Projeto Dados à Prova d’Água. Doutora em Antropologia pela Purdue University/revalidação UFSCar (2014).

Victor Marchezini, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden)

Pós-doutorando no Natural Hazards Center, Universidade do Colorado-Boulder. Pesquisador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden).

References

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da Matéria. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BANCO MUNDIAL. Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil (1995-2019). 2. ed. Florianópolis: FAPEU, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/centrais-de-conteudo/ publicacoes/protecao-e-defesa-civil-sedec/danos_e_prejuizos_versao_em_revisao.pdf. Acesso em: 1º maio 2021.

BENNETT, DeeDee. Five years later: Assessing the implementation of the four priorities of the Sendai framework for inclusion of people with disabilities. International Journal Disaster Risk Science, 11(1), p. 155-166, 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres. Brasília, 2013.

CEMADEN. Série de Debates CEMADEN. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w. Acesso em: 15 jul. 2022.

CEMADEN. Série de Debates CEMADEN. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w/community. Acesso em: 15 jul. 2022.

DAMIAN, Carrington. Why The Guardian is changing the language it uses about the environment. The Guardian [online], UK, may 17 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2019/may/17/why-the-guardian-is-changing-the-language-it-uses-about-the-environment. Acesso em: 20 ago. 2022.

GARCEZ; Liliane; CONCEIÇÃO, Luiz Henrique de Paula. Pessoas com deficiência. Coleção Caravana de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR; Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – Flacso, 2015.

GERALDI, D. Pessoas com deficiência visual: do estigma às limitações da vida cotidiana em circunstâncias de riscos e de desastres relacionados às chuvas. In:

VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHEZINI, Victor; GONÇALVES, Juliano Costa (org.). Sociologia dos desastres – construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: RiMa Editora, 2009. p. 107-118.

GOMES, Giselly Rodrigues das Neves Silva. Justiça climática: “cantos” de resistência da deficiência visual. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.

GOMES, Giselly Rodrigues das Neves Silva; MARCHEZINI, Victor; SATO, Michèle. (In)visibilities about the Vulnerabilities of People with Visual Impairments to Disasters and Climate Change: A Case Study in Cuiabá, Brazil. Intl J Disaster Risk Sci., 13. p. 38-51, 2022.

GOOD, Gretchen A., PHIBBS, Suzanne; WILLIAMSON, Kerry. Disoriented and Immobile: The Experiences of People with Visual Impairments during and after the Christchurch, New Zealand, 2010 and 2011. Journal of Visual Impairment & Blindness,110(6), p. 425-435, 2016. DOI:10.1177/0145482X1611000605 Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0145482X1611000605 Acesso em: 23 ago. 2022.

HEMINGWAY, Laura; PRIESTLEY, Mark. Natural Hazards, Human Vulnerability and Disabling Societies: A Disaster for Disabled People? Review of Disability Studies: An International Journal, 2(3), 2006.

INTERGOVERNMENTAL PANEL FOR CLIMATE CHANGE. Summary for Policymakers. Climate Change: Mitigation of Climate Change. Contribution of Working Group III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. SHUKLA, Priyadarshi R. et al. (eds.). Cambridge University Press, Cambridge, UK; New York, NY, USA, 2022. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg3/. Acesso em: 20 abr. 2022.

JACOBI, Pedro; GUERRA, Antonio Fernando Silveira; SULAIMAN, Samia Nascimento; NEPOMUCENO, Tiago. Mudanças Climáticas Globais: a resposta da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, jan./abr. 2011.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gestão em Ação, Salvador, v. 7, n. 1, p. 37-50, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/xT99ttVXqTpmsY3XcZvYfMv/. Acesso em: 23 jun. 2017.

MARCHEZINI, Victor. A produção simbólica dos desastres: composições, seleções e recortes. Interseções, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 174-196, jun. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/13468. Acesso em: 23 jun. 2017.

MARCHEZINI, Victor; MUÑOZ, Viviana Aguilar; TRAJBER, Rachel. Vulnerabilidade Escolar frente a Desastres no Brasil. Territorium, v. 25, n. II, p. 161-177, 2018.

MARCHEZINI, Victor; LONDE, Luciana R. Looking to future perceptions about climate change in Brazil: What children’s teachers think, learn and teach about? Natural Hazards: Journal of the International Society for the Prevention and Mitigation of Natural Hazards, Springer, vol. 104(3), p. 2325-2337, Dec. 2020.

MARENGO, J. A. O futuro clima do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 103, p. 25-32, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/99280/97696. Acesso em: 2 jul. 2022.

MATSUO, Patrícia Mie; SOUZA, Sandra Aparecida de Oliveira; SILVA, Rosana Louro Ferreira; TRAJBER, Rachel. Redução de risco de desastres na produção sobre educação ambiental: um panorama das pesquisas no Brasil. Revista pesquisa em educação ambiental, v. 14, n. 2, p. 57-71, 14 fev. 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14275/11338. Acesso em: 2 jul. 2022.

MILANEZ, Bruno; FONSECA, Igor Ferraz. Justiça climática e eventos climáticos extremos: O caso das enchentes no Brasil. Boletim Regional, Urbano e Ambiental – IPEA, Brasília, v.1, n. 04, p. 93-101, jul. 2011.

RAPPELER. Deaf Blind form Bohol recalls his experience during the Bohol earthquake. YouTube, s.d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RERWIV_1mcQ. Acesso em: 19 ago. 2022.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 1. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 57, p. 8-16, jul./ago. 2007.

SATO, Michèle. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. In: ABÍLIO, Francisco (org.). Educação ambiental para o semiárido. João Pessoa: Ed UFPB, 2011. p. 539-569.

SOUZA, Dayane Almeida; LUCIO, Fabio da Silva; LIMA-SILVA, Fernanda; XAVIER, Gabriel Brandão; REIS, Guilherme Ignácio; MAIA, Iasmin Castro; DEGROSSI, Lívia Castro; MARTINS, Mário Henrique da Mata; SANTANA, Veridiana Rodrigues Silva. Pesquisa científica e ciência cidadã. In: LIMA-SILVA, Fernanda; DEGROSSI, Lívia Castro (org.). Guia de Aprendizagem. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania, 2022.

SULTANA, Farhana. Climate change, COVID-19, and the co-production of injustices: a feminist reading of overlapping crises. Social & Cultural Geography, 22:4, 447-460, 2021. DOI: 10.1080/14649365.2021.1910994

TRAJBER, Rachel. Guia de Aprendizagem. In: LIMA-SILVA, Fernanda; DEGROSSI, Lívia Castro. (org.). Guia de Aprendizagem. Prefácio. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania, 2022.

UNITED NATIONS. Disability and development report. Disponível em: https://social.un.org/publications/UN-Flagship-Report-Disability-Final.pdf. 2019. Acesso em: 13 jan. 2022.

VALENCIO, Norma Felicidade Lopes da Silva. Para Além do ‘Dia do Desastre’: o caso brasileiro. Curitiba: Editora Appris, 2012.

VIANA, Blande; QUEIROZ, Caren. Ciência cidadã para além da coleta de dados. Comciência, Revista Brasileira de Jornalismo Científico. Labjor/SBPC, dossiê 221. Outubro/2020. Disponível em: https://www.comciencia.br/ciencia-cidada-para-alem-da-coleta-de-dados/#more-6668. Acesso em: 2 jul. 2022.

WILCHES-CHAUX, Gustavo. La vulnerabilidad global. In: MASKREY, A. (Ed.). Los desastres no son naturales. Red de Estudios Sociales en Prevención de Desastres en América Latina, Panamá, 1993. p. 11-41.

Published

2022-12-26

How to Cite

Gomes, G. R. das N. S., Trajber, R. ., & Marchezini, V. (2022). Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14735

Issue

Section

Educação Ambiental e Justiça Climática