Relação entre florestas e produção de água

diálogos entre conhecimento tradicional quilombola e conhecimento científico como referência para a educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13988

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino multicultural, ensino de Ciências, mata ciliar, reflorestamento

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os conhecimentos de moradores dos quilombos Dandá, Santa Maria e Guerreiro, localizados na região metropolitana de Salvador/BA, sobre a relação entre a presença/ausência de floresta com a produção de água, buscando identificar os argumentos que eles utilizam para justificar essa relação, bem como a aproximação desses argumentos com conceitos científicos. Diante dos resultados encontrados, ficou evidente a compreensão dos entrevistados com relação à importância da presença de mata para a produção de água. Salientamos a importância de se discutir esse tema em salas de aula de Ciências em uma perspectiva multicultural crítica, tendo em vista a demarcação e complementaridade, e não a anulação de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA / UEFS). Licenciada em Biologia (UFRB). Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora do ENCIMA (UFBA).

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora e mestre em Educação (UNICAMP). Licenciada em Biologia (UFJF). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFBA), em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e do Mestrado Profissional em Educação (UFBA). Pesquisadora do INCT IN-TREE (UFBA).

Referências

AGRAWAL, Arun. El conocimiento indígena y la dimensión política de la clasificación. Revista Internacional de ciencias sociales (El conocimiento indígena), Madrid, n. 173, p. 6-18, 2002. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000128424_spa

AUTOR, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A contribuição da Etnobiologia para a formação docente sensível à diversidade cultural: estudo de caso com professoras de Biologia do estado da Bahia. 2012. 394 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012. Recuperado de:https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/geilsa_costa_santos_baptista_2012.pdf

BACELLAR, Luiz. O papel das florestas no regime hidrológico de bacias hidrográficas. Revista Geo Brasil, Ouro Preto, v. 1, n. 39, p. 1-39, 2005. Recuperado de: http://jararaca.ufsm.br/websites/deaer/download/VIVIEN/Texto06/exartigorevisao.pdf

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação. Brasília, 2008. Recuperado de: https://antigo.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/txbase_educom_20.pdf

CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, n. 21, p. 61-74, set./dez. 2002. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QF4wH5r85zzy9hkYKjFDNNB/?format=pdf&lang=pt

CLEMENT, Charles et al. The domestication of Amazonia before European conquest. Revista Royal Society, v. 282, n. 18, p. 1-09, 2015. Recuperado de: https://royalsocietypublishing.org/doi/pdf/10.1098/rspb.2015.0813

CHAMBERS, Robert. Participatory mapping and geographic information systems: whose map? Who is empowered and who disempowered? Who gains and who loses? The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries, v. 25, n. 1, p. 1-11, 2006. Recuperado de: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/j.1681-4835.2006.tb00163.x

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Revista Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/?lang=pt

CONRADO, Dália Melissa. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 239 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). UFBA/UEFS, 2017. Recuperado de : https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24732/1/Tese-DaliaMelissaConrado-2017-QSC-CTSA-Final.pdf

COBERN, Willian; LOVING, Catheleen. Defining science in a multicultural world: implications for science education. Science Education, New York, v. 85, n. 1, p. 50-67, 2001. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/319315661_Defining_science_in_a_multicultural_world_Implications_for_science_education

CARDOSO, Lívia Rezende. Processos de recontextualização no ensino de ciências da escola do campo: a visão de professores do sertão sergipano. 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008. Recuperado de: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/4796/1/LIVIA_REZENDE_CARDOSO.pdf

DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1994.

DETONI, Terezinha Lúcia; DONDONI, Paulo Cesar. A escassez da água: um olhar global sobre a sustentabilidade e a consciência acadêmica. Revista Ciências Administrativas, v. 14, n. 12, p. 109-126, 2009. Recuperado de: https://periodicos.unifor.br/rca/article/view/20/pdf

DIEGUES, Antônio Carlos. Etnoconservação da natureza: enfoques alternativos: In: ______. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: HUCITEC, NUPAUB/USP, 2000. p. 1-46.

EL-HANI, Charbel Niño; BIZZO, Nélio. Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2002. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/epec/a/cPwqgZsJLJsg9qZLYzYJDQb/?lang=pt&format=pdf

FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, São Paulo, n. 9, p. 123-132, out. 1969. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1127

Fundo para el Desarolo de los pueblos indígenas de américa del latina (FILAC/FAO). Los pueblos indígenas y tribales y la gobernanza de los bosques: Una oportunidad para la acción climática en América Latina y el Caribe. Santiago, 2021. Recuperado de: https://www.fao.org/3/cb2953es/cb2953es.pdf

HONDA, Eliane Akiko; DURIGAN, Giselda. A restauração de ecossistemas e a produção de água. Revista Hoehnea, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 315-327, 2017. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/hoehnea/a/94FLKd8kSgdzCHNpVsjfMJQ/abstract/?lang=pt

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

LEVIS, Carolina. et al., Persistent effects of pre-Columbian plant domestication on Amazonian forest composition. Science, v. 355, n. 7, p. 925-931, 2017.

MOCELLIN, Giane Motin. Conscientização da importância da mata ciliar no ensino fundamental na região rural do município de Colombo-PR. 2014. 57 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Medianeira, 2014. Recuperado de: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21756/2/MD_ENSCIE_IV_2014_43.pdf

MESQUITA, Erica. Ver de perto pra contar de certo. As mudanças climáticas sob os olhares dos moradores da floresta do Alto Juruá. 2012. 509 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Universidade Estadual de Campinas, 2012. Recuperado de: http://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/851480?guid=1644025611040&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1644025611040%26quantidadePaginas%3d4%26codigoRegistro%3d851480%23851480&i=79

MCLAREN, P. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

NUNES-NETO, Nei Freitas.; CONRADO, Dália Melissa. Ensinando ética. Educação em Revista [online], Belo Horizonte, v. 37, n. 18, p. 1-28, 2021. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/edur/a/D53k7Q6Kj5Wcgn9m6gLMcjB/abstract/?lang=pt

PACHECO, Tânia. Desigualdade, injustiça ambiental e racismo: uma luta que transcende a cor. 2007. Recuperado de: https://racismoambiental.net.br/textos-e-artigos/desigualdade-injustica-ambiental-e-racismo-uma-luta-que-transcende-a-cor.

PERRELLI, Maria Aparecida Souza. Conhecimento tradicional e currículo multicultural: notas com base em uma experiência com estudantes indígenas Kaiowá/Guarani. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 381-396, 2008. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/kyk6mbRj3Vbcp6JZDb6HDWf/?format=pdf&lang=pt

ROBINSON, Timothy.; POZZI, Francesca. Mapping supply and demand for animal-source foods to 2030. FAO Animal Production and Health Working Paper. Rome, Italy: Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2011. Recuperado de : https://www.fao.org/3/i2425e/i2425e.pdf

RUSCHEINSKY, Aloisio. Informação, meio ambiente e atores sociais: mediação dos conflitos socioambientais. Ciências Sociais Unisinos, v. 46, n. 3, p. 232-247, set./dez. 2010. Recuperado de: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/690/115

SAHLINS, Mashall. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um objeto em via de extinção (Parte 1). Revista Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 41-73, 1997. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/mana/a/4xFgqqMPbXLHGc8xkfXBCVH/?format=pdf&lang=pt

SANTOS, Natali Germano. A contribuição dos povos indígenas para o fortalecimento da recuperação da vegetação nativa no Brasil. 2020. 38 f. Monografia ( Especialista em Gestão de Políticas Ambientais) Escola Nacional de Administração Pública, 2020. Recuperado de: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5601/1/Nathali%20Germano.pdf

VISSICARO, Sueli de Paula; FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça; ARAÚJO, Mariana Sales de. Questões sociocientíficas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o tema água em evidência. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1596-1609, 2016. Recuperado de: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11775/7761

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

da Silva Andrade, M. A., & Oliveira Almeida, R. . (2022). Relação entre florestas e produção de água: diálogos entre conhecimento tradicional quilombola e conhecimento científico como referência para a educação escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–30. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13988