O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos

Autores/as

  • Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Palabras clave:

ambiente, ecologia, educação, environment, ecology, education

Resumen

Estudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Palavras-chave: Ambiente, Ecologia, Educação.

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Biografía del autor/a

Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Atualmente afastado da Universidade Federal de Sergipe para cursar Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-09

Cómo citar

Cunha, M. M. da S. (2009). O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 11(1), 75–86. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/769

Número

Sección

Artigos