Educação Estético-Ambiental

Uma prática emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14284

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Estético-Ambiental. Práticas Pedagógicas. Práticas Emancipatórias.

Resumo

A escrita deste trabalho tem o objetivo de compreender como as pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação (NUPEATRO, PPGEA/FURG) desenvolvem a Educação Estético-Ambiental nas suas práticas pedagógicas. Recorremos à análise de conteúdo a fim de investigar as percepções de cinco pesquisadores do referido Núcleo, a partir do seguinte questionamento: qual é a tua percepção acerca da Educação Estético-Ambiental na tua prática pedagógica? Os resultados revelam que a Educação Estético-Ambiental promove uma educação dialógica, sensível e transformadora das relações humanas no e com o mundo, bem como que a prática pedagógica é estético-ambiental e, por conseguinte, emancipatória.

 

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Biografia do Autor

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Luciana Netto Dolci é Professora Adjunta do Instituto de Educação e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do NUPEATRO - Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação. E-mail: lndolci@hotmail.com

Juliana Duarte Simões, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Juliana Duarte Simões – Doutoranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação Ambiental pelo PPGEA-FURG. Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO. Professora na Escola de Ensino Fundamental Monteiro Lobato na cidade de São José do Norte. E-mail: juliana.duarte.simoes.furg@gmail.com

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Netto Dolci, L., & Duarte Simões, J. (2022). Educação Estético-Ambiental: Uma prática emancipatória. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14284

Edição

Seção

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica