Programa Nacional Escolas Sustentáveis

um estudo bibliométrico

Autores/as

  • José Flávio Rodrigues Siqueira Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;
  • Alexandre Meira de Vasconcelos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-0824-9495
  • Angela Maria Zanon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-3346-0604

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11607

Palabras clave:

Políticas Públicas. Educação Ambiental. Escolas Sustentáveis. Bibliometria.

Resumen

Este trabalho apresenta a produção científica sobre o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) a partir de 2014. Para tanto, realizou-se busca de publicações científicas em eventos nacionais, periódicos avaliados com Qualis, teses e dissertações, por meio dos argumentos de busca: Escola Sustentável; Espaço Educador Sustentável e Programa Nacional Escolas Sustentáveis. Emergiram 15 artigos, 9 dissertações e 4 teses. Adotou-se a pesquisa bibliométrica que possibilitou verificar que as discussões, em sua maioria, abordam os processos formativos para professores e comunidade escolar e local, bem como informam práticas de Educação Ambiental dissociadas dos princípios do PNES e ausência de monitoramento e avaliação por parte do governo federal.

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Biografía del autor/a

José Flávio Rodrigues Siqueira, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;

Graduado em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Ambiental; em Mídias na Educação; em Gestão e Supervisão Escolar; Mestre Profissional em Educação; Doutorando em Ensino de Ciências.

Alexandre Meira de Vasconcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (linha de pesquisa: Gestão de Operações). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (linha de pesquisa: Inteligência Organizacional). Pós-graduado lato sensu em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Angela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990).

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Siqueira, J. F. R., Vasconcelos, A. M. de, & Zanon, A. M. (2021). Programa Nacional Escolas Sustentáveis : um estudo bibliométrico. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 541–564. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11607