Refletindo sobre a relação entre natureza humana, valores capitalistas e a crise ambiental: contribuições para a promoção da Educação Ambiental crítica

Autores/as

  • Gabriela Ventura
  • Isabela Cabral Félix Sousa

Palabras clave:

Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Problemática sócio-ambiental, Relação ser humano e ambiente, Estudantes de Ensino Médio, Capitalismo

Resumen

A relação entre os seres humanos e o ambiente, cerne das discussões sobre a problemática ambiental, deve ser discutida compreendendo a natureza histórica, cultural, biológica e social do ser humano. O presente trabalho aborda essa interligação a partir das percepções de um grupo de estudantes do Ensino Médio sobre a crise ambiental. Os dados foram coletados através de questionários e grupos focais e, fundamentando-se na análise de conteúdo, procedemos a criação de categorias temáticas. Dentre as temáticas surgidas, neste trabalho apontamos aquelas que envolvem a relação entre natureza humana, valores capitalistas e a crise ambiental. A partir da vertente crítica da Educação Ambiental, algumas questões são levantadas como contribuições para a promoção de uma Educação Ambiental Crítica.

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Biografía del autor/a

Gabriela Ventura

Mestre em Ensino de Ciências. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atua no Espaço Ciência Interativa do IFRJ - Nilóplis/RJ e no Ensino Médio

Isabela Cabral Félix Sousa

Doutora em Educação Intercultural. É pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, ambos da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

Publicado

2011-01-31

Cómo citar

Ventura, G., & Sousa, I. C. F. (2011). Refletindo sobre a relação entre natureza humana, valores capitalistas e a crise ambiental: contribuições para a promoção da Educação Ambiental crítica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 13–34. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1003

Número

Sección

Artigos