Ensino de Geografia e crise ambiental: representações das águas nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD - 2014)

Autores

  • Mariana Recco Cancellier Unesc

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5735

Palavras-chave:

Palavras-chave, Crise Ambiental. Água. Geografia. Ensino Fundamental.

Resumo

O problema com a poluição das águas é mundial, mas não precisamos nos deslocar muito para perceber que na região de Criciúma, mais precisamente na Região Carbonífera, esse problema é grave. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como a disciplina de geografia, através do livro didático do 6º ano do ensino fundamental (PNLD 2014), aborda conceitualmente educação ambiental, rios e bacia hidrográfica considerando a realidade do aluno, problematizando o pensamento geográfico disseminado na educação brasileira. Utilizando do aporte teórico de Capra (1996) com o conceito de “Ecologia Rasa” e “Ecologia Profunda”, Gadotti (2000) Ecopedagogia e (Capra, 2000) Ecoalfabetização, entre outros, o estudo aponta um breve levantamento histórico sobre a disciplina de geografia no contexto educacional e as novas perspectivas para a educação ambiental, consequentemente a preservação dos rios. Os livros didáticos foram nosso objeto de pesquisa, sendo que as quatros maiores coleções em número de exemplares distribuídos no PNLD 2014, sendo estas: Projeto Araribá; Expedições Geográficas; Projeto Telaris e Para Viver Juntos. A análise do livro foi realizada considerando a fundamentação teórica e norteados por um fichamento bibliográfico, considerando pontos de observação como as concepções de natureza explicitada nos capítulos, especialmente nos destinados a temática água/bacia hidrográfica; analise de imagens presente no decorrer do livro que envolvem a temática água/bacia hidrográfica e as atividades propostas. A partir do conjunto destes estudos e análises foi possível perceber que o livro didático, sendo neste trabalho considerado documento histórico, em sua maioria cristalizam o pensamento antropocêntrico e consideram a degradação ambiental como ações pontuais e destituídas de uma motivação/caracterização histórica maior.

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Biografia do Autor

Mariana Recco Cancellier, Unesc

Mestre em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). POssui Pós-Graduação em nivel de especialização em Didática do Ensino Superior Senac. Possui graduação em Geografia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006) e Pós Graduação em Metodologia do Ensino de Geografia e História (ICPG). É membro de grupos de pesquisa como Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Gestão na Educação Básica (FORGESB), História e Memória da Educação e Grupo de Estudo e Pesquisa em História Ambiental e Educação (GEPHAE). É Coordenadora do Núcleo de Educação Superior da Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma. É membro da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Senac Criciúma. É Membro do Conselho Superior da Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma, é membro ainda do Conselho do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Processos Gerenciais na Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma. Tem experiência na área de Estudos Sociais e Gestão Escolar.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Cancellier, M. R. (2018). Ensino de Geografia e crise ambiental: representações das águas nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD - 2014). Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 217–243. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5735

Edição

Seção

Artigos