O Anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como manipulação política

Authors

  • Kathy de Freitas Marinho dos Reis IFMT/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Gross. https://orcid.org/0000-0002-6955-1295
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12380

Keywords:

Anti-intelectualismo, Espiral do silêncio, política, resistência

Abstract

Este artigo faz parte da pesquisa intitulada: “O Anti-intelectualismo e a Educação Ambiental: Implicações ao Debate da Crise Climática”, pesquisa do Mestrado em Ensino, PPGen/IFMT, inserida no Grupo de estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC. Objetiva evidenciar o fenômeno do Anti-intelectualismo como mecanismo de manipulação política na atualidade sendo o aporte metodológico o Materialismo Histórico Dialético. A Teoria da Espiral do Silêncio auxilia na fundamentação do artigo, afirmando o fenômeno do Anti-intelectualismo como ferramenta de manipulação e mecanismo de controle. Afirma-se que o pensamento anti-intelectual impacta negativamente o meio ambiente e agrava a condição de Crise Climática

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Kathy de Freitas Marinho dos Reis, IFMT/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Gross.

Professora da educação básica do município de Cuiabá, SMEC. Mestranda em Ensino pelo IFMT

References

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia/ Nicola Abbagnano: Introdução da 1º edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes.2000.

ACSELRAD, Henri. Espectro do Anti-intelectualismo Tropical. Le monde Diplomatique. 2018. Disponível em: https://diplomatique.org.br/espectros-do-anti-intelectualismo-tropical/ Acesso em: 05 de jan. de 2019.

AGÊNCIA, Senado. Escola sem Partido deve voltar a discussão no congresso em 2019. Agência Senado. 2018. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2018/12/escola-sem-partido-deve-voltar-a-discussao-no-congresso-em-2019 Acesso em: 22 de abril de 2020.

ALMEIDA, Marco Rodrigo. Discurso de posse de Bolsonaro foi pura ideologia, dizem intelectuais. Folhapress. 2019. Disponível em: https://www.folhape.com.br/politica/politica/bolsonaro/2019/01/04/NWS,92314,7,1267,POLITICA,2193-DISCURSO-POSSE-BOLSONARO-FOI-PURA-IDEOLOGIA-DIZEM-INTELECTUAIS.aspx Acesso em: 22 de abril de 2020.

ALVES, José Eustáquio Diniz. O voto de evangélicos garantiu a eleição de Bolsonaro. Unisinos. ihu.2018. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/584304-o-voto-evangelico-garantiu-a-eleicao-de-jair-bolsonaro Acesso em: 20 de abril de 2020.

AMADO, Guilherme. Weintraub quintuplicou salário no Banco Mundial. Época. Globo. 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/guilherme-amado/weintraub-quintuplicara-salario-no-banco-mundial-1-24486398 Acesso em: 16 de agosto de 2020.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo, antissemitismo/ imperialismo/totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BARRAGÁN, Almudena. Cinco Fake News que beneficiaram a candidatura de Bolsonaro. El País. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/18/actualidad/1539847547_146583.html Acesso em: 22 de abril de 2020.

BASILIO, Ana Luiza. Queremos uma garotada que não se interesse por política, diz Bolsonaro. Carta Capital. 2019. Disponível em:https://www.cartacapital.com.br/educacao/queremos-uma-garotada-que-nao-se-interesse-por-politica-diz-bolsonaro/ Acesso em: 20 de novembro de 2019.

BRECHT, Bertold. Nota: Autoria não confirmada. O texto é atribuído a Bertolt Brecht pela primeira vez em Solidarity Terra Nossa: Newsletter of Project Abraço, North Americans in with the People of Brazil, Vols. 1-7 (1988, p. 42).

CALDAS, Álvaro. O mau cheiro do fascismo tupiniquim. Ultrajano.com. 2018. Disponível em:http://www.ultrajano.com.br/o-mau-cheiro-do-fascismo-tupiniquim/ Acesso em 20 de abril de 2020.

CORREA, Edvaldo, S. O início da Guerra Fria nas páginas da imprensa escrita brasileira (1946-1949) Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 18, núm. 1, janeiro-abril, 2014, pp. 325-359 Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Brasil.2014.

CUNHA, Diogo. Anti-intelectualismo, culto da ignorância e autoritarismo: Bolsonaro e o ataque às universidades Federais. Carta Maior. 2019. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Anti-intelectualismo-culto-da-ignorancia-e-autoritarismo-Bolsonaro-e-o-ataque-as-universidades-federais-/4/44011. Acesso em 02 de maio de 2019.

FRATESCHI, Yara. Butler, Davis e Fraser: feminismo e democracia. Café Filosófico. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R5Z9srVsCaU Acesso em 22 de abril de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edição: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

HOFSTADTER, Richard. Anti-intelectualismo nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HOHLFELDT, Antônio. Espiral do Silêncio. Revista Eletrônica PUCRS.1998. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5466/3967 Acesso em: 22 de abril de 2020.

HOLANDA, Marianna. Deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas, disse Damares Alves. 2019. Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,deixamos-a-teoria-da-evolucao-entrar-nas-escolas-disse-damares-alves,70002673258 Acesso em: 20 de novembro de 2019.

LEWIS, S. Não vai acontecer aqui. Trad. Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.

LICHTERBECK, Philippe. Brasil, um país do passado. Deutsche Welle DW. 2018. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/brasil-um-pa%C3%ADs-do-passado/a-46477566.Acesso em: 15 de novembro de 2019.

MAGALHÃES, Mauro. Indecisos consentem com as ideias nazifascista do bolsonarismo. The Intercept. 2018. Disponível em: https://theintercept.com/2018/09/25/ideias-nazifascistas-bolsonarismo/?comments=1 Acesso em: 23 de abril de 2020.

MAZUI. Guilherme. Bolsonaro chama coronel Brilhante Ustra de herói. G1 Globo. 2019-a. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/08/08/bolsonaro-chama-coronel-ustra-de-heroi-nacional.ghtml Acesso em: 22 de abril de 2020.

MAZUI, Guilherme. Bolsonaro eleito o presidente e interrompe série de vitórias do PT. G1Globo. 2018b. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/28/jair-bolsonaro-e-eleito-presidente-e-interrompe-serie-de-vitorias-do-pt.ghtml Acesso em : 22 de abril de 2020.

MEIER, Celito. Filosofia; por uma inteligência da complexidade: volume único. 2° Edição. Belo Horizonte: Pax Editora e distribuidora, 2014.

MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios Livro I. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

NARITA, Felipe Ziotti. MORELOCK, Jeremiah. Dialética do Populismo. Jornal da USP. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/dialetica-do-populismo/ Acesso em: 20 de novembro de 2019.

NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. La espiral del silencio o Opinión Pública: nuestra piel social. México: Ed. Paidós, 1995.

OLIVEIRA, Cida. Glifosato causa câncer, dezoito mil processos contra a Bayer. Rede Brasil Atual RBA. 2019. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2019/07/glifosato-cancer-18-mil-processos-bayer/ Acesso em: 10 de set de 2019.

PAINS, Clarissa. Menino veste azul e menina veste rosa. O Globo. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/menino-veste-azul-menina-veste-rosa-diz-damares-alves-em-video-23343024 Acesso em: 10 de set de 2019.

PASSARELLI, Hugo. Ideia de Universidade para todos não existe, diz Vélez. Valor Econômico. 2019. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/01/28/ideia-de-universidade-para-todos-nao-existe-diz-ministro-da-educacao.ghtml Acesso em:20 de novembro de 2019.

RIBEIRO, Janaina. Vamos metralhar toda a petralhada, diz Bolsonaro em campanha no Acre. Exame. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/vamos-fuzilar-a-petralhada-diz-bolsonaro-em-campanha-no-acre/ Acesso em 22 de abril de 2020.

ROQUE, Tatiana. Intelectuais de Internet chegam ao poder: a luta de classes do saber. Le monde Diplomatique. 2019. Disponível em: https://diplomatique.org.br/intelectuais-de-internet-chegam-ao-poder-a-luta-de-classes-do-saber-2/ Acesso em 25 de set de 2019.

ROSSI, Marina. Seis brasileiros concentram a mesma riqueza que a metade da população mais pobre. EL País. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/22/politica/1506096531_079176.html Acesso em: 22 de abril de 2020.

SALDANÃ, Paulo. MEC estende corte de verbas a todas as universidades. Folha Uol. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/04/mec-estende-corte-de-30-de-verbas-a-todas-universidades-federais.shtml Acesso em: 22 de abril de 2020.

SCHUQUEL, Tayná. Brasil. Eu sou a Constituição, diz Bolsonaro. Metrópoles. com. 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/eu-sou-a-constituicao-diz-bolsonaro-apos-ato-pro-intervencao Acesso em: 22 de abril de 2020.

TIBURI, Márcia; CASARA, Rubens. Ódio à inteligência: sobre o Anti-intelectualismo. Revista Cult. 12 out 2016. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/50931-2/ Acesso em: 19 de set de 2019.

TOKARNIA, Mariana. Enem tem 5,1 milhão de inscritos. Agência Brasil EBC. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-05/enem-tem-51-milhoes-de-inscritos-confirmados Acesso em: 22 de abril de 2020.

WEINTRAUB, sugere prender ministros do STF em vídeo de reunião ministerial. CNN Brasil. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/05/22/weintraub-sugere-mandar-prender-ministros-do-stf-em-video-de-reuniao-ministerial Acesso em: 16 de agosto de 2020.

Published

2021-10-31

How to Cite

Marinho dos Reis, K. de F., & Feitoza Senra, R. E. . (2021). O Anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como manipulação política. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 751–781. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12380