As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas
Resumo
As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da transversalidade da temática na educação escolar. Pretendendo verificar quais são suas principais lacunas como um instrumento de apoio à educação ambiental escolar, este trabalho investiga livros didáticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma série aborda as questões ambientais. A análise é realizada buscando verificar se as questões estão presentes nos conteúdos dos livros e também quais elementos, entre os que compõem a questão ambiental em sua complexidade, estão colocados e quais se configuram como áreas de silêncio. Os resultados indicam que a questão ambiental está presente nos livros didáticos e que as áreas de silêncio concentram-se sobretudo na dimensão da participação política frente à realidade.Downloads
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Publicado
2009-11-09
Como Citar
Marpica, N. S., & Logarezzi, A. J. M. (2009). As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 35–52. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/974
Edição
Seção
Artigos