As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas

Autores

  • Natália Salan Marpica
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi

Resumo

As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da transversalidade da temática na educação escolar. Pretendendo verificar quais são suas principais lacunas como um instrumento de apoio à educação ambiental escolar, este trabalho investiga livros didáticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma série aborda as questões ambientais. A análise é realizada buscando verificar se as questões estão presentes nos conteúdos dos livros e também quais elementos, entre os que compõem a questão ambiental em sua complexidade, estão colocados e quais se configuram como áreas de silêncio. Os resultados indicam que a questão ambiental está presente nos livros didáticos e que as áreas de silêncio concentram-se sobretudo na dimensão da participação política frente à realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Salan Marpica

Possui mestrado em educação pela Universidade Federal de São Carlos e tecnológa em saneamento ambiental pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é integrante do Grupo de estudos e pesquisa em educação (GEPEA) e da rede de educação ambiental de São Carlos (REA-SC). Tem experiência na área de Educação Ambiental e também em gestão ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Amadeu José Montagnini Logarezzi

Possui doutorado em Ciências Físico Químicas pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação e é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufscar, onde atua na linha de pesquisa sobre Teorias e Práticas Pedagógicas e em Educação.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-11-09

Como Citar

Marpica, N. S., & Logarezzi, A. J. M. (2009). As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 35–52. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/974

Edição

Seção

Artigos