Livro de Ciências, Educação Ambiental, Ambiente e Saúde

Rosangela Inês Matos Uhmann, Camila Dias Alves de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo analisar nos Livros Didáticos (LD) de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental utilizado em escolas públicas a forma com que a Educação Ambiental (EA) é apresentada e integrada ao conteúdo. O motivo para escolha é referente ao meio ambiente estar sofrendo com as atitudes e ações antrópicas, e com isso, a escola não pode ficar alheia de refletir criticamente os problemas ambientais e o LD. Os resultados demonstram a necessidade de trabalhar a EA como tema transversal em observação aos eixos temáticos propostos pelos PCN, a exemplo de Vida e Ambiente e Ser Humano e Saúde no planejamento e desenvolvimento das aulas de Ciências. O que exige o envolvimento dos sujeitos escolares para entender e perceber que cuidar do ambiente é cuidar da própria saúde.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Material Didático. Ciências da Natureza

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8086

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter