O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos

Autores

  • Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Palavras-chave:

ambiente, ecologia, educação, environment, ecology, education

Resumo

Estudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Palavras-chave: Ambiente, Ecologia, Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Atualmente afastado da Universidade Federal de Sergipe para cursar Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-11-09

Como Citar

Cunha, M. M. da S. (2009). O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 11(1), 75–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/769

Edição

Seção

Artigos