Por uma (trans)formação ambiental: reflexões sobre ambientalização curricular e interdisciplinaridade nos cursos de pedagogia de universidades Sergipanas

Autores

  • Mônica Andrade Modesto Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE)
  • Maria Inêz Oliveira Araujo Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Formação ambiental, Formação docente, Currículo, Pedagogia.

Resumo

Os cursos de Pedagogia, por estarem voltados para a polivalência no exercício da profissão, apresentam-se como um campo bastante propício para que discussões relativas à educação ambiental sejam feitas ao longo de todo o currículo, todavia, para que isso possa acontecer é preciso pensar em uma transformação da formação. Desse modo, o artigo reflete sobre possibilidades para tal formação a partir da análise curricular dos cursos de Pedagogia das universidades sergipanas à luz de pensamentos centrais como ambientalização e interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório que utilizou como fontes documentos, livros, artigos, entre outros. Os resultados demonstraram que as possibilidades elencadas são exequíveis, entretanto, é preciso que novas reflexões permeiem a estrutura curricular dos cursos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Andrade Modesto, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2016); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2014), Licenciada em Pedagogia (2012). Professora da rede estadual. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE). Sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Desempenha pesquisas nas áreas de educação ambiental, ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental, formação docente e formação ambiental.

Maria Inêz Oliveira Araujo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciada em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Educação. Professora associada III da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo suas atividades acadêmicas de graduação no curso de Pedagogia. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFS.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Modesto, M. A., & Araujo, M. I. O. (2016). Por uma (trans)formação ambiental: reflexões sobre ambientalização curricular e interdisciplinaridade nos cursos de pedagogia de universidades Sergipanas. Ambiente &Amp; Educação, 20(2), 45–64. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5803

Edição

Seção

Artigos