Por uma (trans)formação ambiental: reflexões sobre ambientalização curricular e interdisciplinaridade nos cursos de pedagogia de universidades Sergipanas

Mônica Andrade Modesto, Maria Inêz Oliveira Araujo

Resumo


Os cursos de Pedagogia, por estarem voltados para a polivalência no exercício da profissão, apresentam-se como um campo bastante propício para que discussões relativas à educação ambiental sejam feitas ao longo de todo o currículo, todavia, para que isso possa acontecer é preciso pensar em uma transformação da formação. Desse modo, o artigo reflete sobre possibilidades para tal formação a partir da análise curricular dos cursos de Pedagogia das universidades sergipanas à luz de pensamentos centrais como ambientalização e interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório que utilizou como fontes documentos, livros, artigos, entre outros. Os resultados demonstraram que as possibilidades elencadas são exequíveis, entretanto, é preciso que novas reflexões permeiem a estrutura curricular dos cursos investigados.

Palavras-chave


Formação ambiental; Formação docente; Currículo; Pedagogia.

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