Reflexos do racismo ambiental na Pandemia de COVID-19 e o lugar da Educação Ambiental no enfrentamento à injustiça

considerações à luz do pensamento bourdieusiano

Autores

  • Monica Andrade Modesto Universidade Federal de Sergipe/Professora
  • Felipe Alex Santiago Cruz Universidade Federal Rural da Amazônia/Professor

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13501

Palavras-chave:

Covid-19, Desigualdade social, Educação Ambiental, Produção do conhecimento, Racismo Ambiental

Resumo

O artigo focaliza investigações acerca do racismo ambiental em tempos de pandemia de Covid-19. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, delineada através de revisão de literatura, levantamento de produções científicas, categorização e análise dos dados. Os resultados desvelaram os impactos do racismo e da injustiça ambiental na vida de grupos etnicamente discriminados durante a pandemia e levaram a refletir acerca da Educação Ambiental como via de enfrentamento a essa problemática socioambiental.

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Biografia do Autor

Monica Andrade Modesto, Universidade Federal de Sergipe/Professora

Doutora e Mestra em Educação; Licenciada em Pedagogia. Profadjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe/Campus Itabaiana. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPq).

Felipe Alex Santiago Cruz, Universidade Federal Rural da Amazônia/Professor

Doutor em Educação em Ciências e Matemática; Mestre em Educação; Licenciado em Pedagogia. Professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia/Campus Capanema. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/CNPq).

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Modesto, M. A., & Santiago Cruz, F. A. (2022). Reflexos do racismo ambiental na Pandemia de COVID-19 e o lugar da Educação Ambiental no enfrentamento à injustiça: considerações à luz do pensamento bourdieusiano. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(2), 102–133. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13501

Edição

Seção

Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19