Artesanías de la existencia

corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010

Palavras-chave:

Artesanía elaborada con mullo; Pueblo Saraguro; Corazonar; Educación Ambiental.

Resumo

Handicrafts of existence: corazonando the academy and life from the weave with beads

El objetivo de este artículo fue problematizar algunas situaciones relacionadas al tejido con mullo, con el fin de plantearlas como una oportunidad de corazonar la academia y la vida (GUERRERO-ARIAS, 2009, 2010, 2018). Algunos datos fueron generados a través de entrevistas semiestructuradas con mujeres del Pueblo Saraguro, del sur de Ecuador y fueron analizados a través de la Teoría Fundamentada (CHARMAZ, 2009). Entre las principales conclusiones rescaté el hecho de pensar en la afectividad como parte significativa del conocimiento, principalmente cuando está relacionada a maneras diferentes de sentir la vida y que pueden ser pensadas desde la academia. Además, resalté la importancia de otorgarle un sentido al lugar y de entender las subjetividades sentidas desde las diferentes realidades que nos rodean.

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Biografia do Autor

Lissette Torres, Universidade Federal de Rio Grande, FURG

Sou equatoriana, mulher, mestiza e artesã. Sou também, Médica Veterinária e Zootecnista, pela Universidade de Cuenca, Ecuador (2012). Fui bolsista pela SENESCYT, na "Convocatoria Abierta 2013, Primera Fase" e estudei o Mestrado em Gestão e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile, obtendo o título de Magister em 2016. Nesse 2022, através de uma bolsa otorgada pelo convênio OEA/Coimbra, me tornei doutora em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande-Brasil. Minha área de pesquisa é o artesanato indígena elaborado com miçanga.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq. Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Integra o GT 22 da ANPEd e o Eixo 17 da ANPEd Sul. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Atuou como coordenadora pedagógica em programas sociais com jovens (Agente Jovem e Pro-Jovem) e com famílias em situação de risco. Coordenou o projeto de extensão e pesquisa em Educação Parental no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/ FURG). Foi Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG e atualmente é Coordenadora Geral da UAB na FURG. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambientes; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Torres, L., & Mendes Garcia, N. . (2023). Artesanías de la existencia: corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010