Educación Ambiental crítica y feminismos del sur
un diálogo ineludible
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.12654Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Feminismos descoloniais, Feminismos latino-americanos, Feminismos comunitários, EcofeminismosResumo
Este artigo apresenta algumas conclusões preliminares sobre um estado da arte como metodologia de pesquisa cujo objetivo foi analisar as correntes da educação ambiental (EA) considerando alguns feminismos. Na introdução, reflito sobre a importância de uma posição crítica na EA que não permita a reprodução dos discursos patriarcais e coloniais. Posteriormente, faço uma reflexão crítica sobre dualismos opressores e colonialidade de gênero a partir do feminismo descolonial, para pensar uma educação ambiental crítica (EAC) a partir desses lugares. A seguir discuto a produção de conhecimento androcêntrico, a relação natureza-mulher e alguns feminismos em relação á EAC. Concluindo com algumas reflexões que permitem pensar e constituir uma educação ambiental feminista e descolonial.
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