Educación Ambiental crítica y feminismos del sur

un diálogo ineludible

Autores

  • Mara Karidy Polanco Zuleta

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.12654

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Feminismos descoloniais, Feminismos latino-americanos, Feminismos comunitários, Ecofeminismos

Resumo

Este artigo apresenta algumas conclusões preliminares sobre um estado da arte como metodologia de pesquisa cujo objetivo foi analisar as correntes da educação ambiental (EA) considerando alguns feminismos. Na introdução, reflito sobre a importância de uma posição crítica na EA que não permita a reprodução dos discursos patriarcais e coloniais. Posteriormente, faço uma reflexão crítica sobre dualismos opressores e colonialidade de gênero a partir do feminismo descolonial, para pensar uma educação ambiental crítica (EAC) a partir desses lugares. A seguir discuto a produção de conhecimento androcêntrico, a relação natureza-mulher e alguns feminismos em relação á EAC. Concluindo com algumas reflexões que permitem pensar e constituir uma educação ambiental feminista e descolonial.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Polanco Zuleta, M. K. (2022). Educación Ambiental crítica y feminismos del sur: un diálogo ineludible. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(2), 216–245. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.12654