Conceitos básicos da Educação Ambiental: do ponto de vista da Teoria da Educação Categorial

Autores

  • Wilhelm Walgenbach

Palavras-chave:

Pedagogia. Educação categorial. Meios heirísticos. Ego-atividade.

Resumo

O autor discute sobre a problemática da Pedagogia Ambiental, que, como a Pedagogia como um todo, está desconectada da prática. Como problema pedagógico básico, destaca a falta de produção do "Novo", a partir do exercício livre da ego-atividade. Discute as três teorias básicas da educação, que buscam reslover o problema básico, exemplificando criticamente cada uma delas. Ao falar sobre ecologia e educação ambiental, o autor afirma que com a teoria da educação categorial se pode inicializar, a partir dos meios elementares, a ego-atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilhelm Walgenbach

Dr. phil. habil. é Filósofo, Pedagogo e Promotor Cultural. Estudou Teoria da Comunicação, Jornalismo, Educação, Ciências da Música e de Linguagem (Letras/Lingüísticas) na Universidade de Münster Alemanha. Possui seu Doutoramento em Filosofia, Sociologia e Educação pela Universidade de Kiel Alemanha. Professor Visitante (1995-1998) na Fundação Universidade Federal de Rio Grande FURG - RS Brasil. Nesta Universidade é Co-Fundador do primeiro Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Walgenbach, W. (2009). Conceitos básicos da Educação Ambiental: do ponto de vista da Teoria da Educação Categorial. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 1(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1039

Edição

Seção

Artigos