Participant Observation and Pedagogical Letters: contributions to a methodological turn in research in Critical Environmental Education

contribuições para um giro metodológico nas pesquisas em Educação Ambiental Crítica

Authors

  • Roberta Soares da Rosa Furg
  • Vanessa Hernandez Caporlingua Furg

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14049

Keywords:

Participant research. Decoloniality. Critical Environmental Education. Methodological technique. PPGEA.

Abstract

No presente trabalho, propomo-nos a refletir sobre a colonialidade do saber e como ela está presente nas pesquisas em Educação Ambiental. Nesse sentido, sumarizamos duas técnicas de pesquisa participantes, Observação Participante e Cartas Pedagógicas, e analisamos os resumos de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG entre os anos de 2005 e 2020, verificando se a Observação Participante e as Cartas Pedagógicas foram utilizadas enquanto técnica de pesquisa. Entre os anos de 2005 e 2020, nenhuma tese ou dissertação utilizou as Cartas Pedagógicas e apenas 5,8% das pesquisas analisadas utilizaram a Observação Participante, apontando para o potencial da utilização dessas técnicas como giro metodológico das pesquisas em Educação Ambiental.

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Author Biographies

Roberta Soares da Rosa, Furg

Bióloga Mestra em Educação, aluna da pós-graduação em Educação ambiental - ead da Furg

Vanessa Hernandez Caporlingua, Furg

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutora em Educação Ambiental/FURG. Bacharel em Direito /FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG e da Faculdade de Direito/FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental GPDEA/CNPq.

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Published

2022-12-16

How to Cite

Rosa, R. S. da, & Hernandez Caporlingua, V. (2022). Participant Observation and Pedagogical Letters: contributions to a methodological turn in research in Critical Environmental Education: contribuições para um giro metodológico nas pesquisas em Educação Ambiental Crítica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 332–350. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14049

Issue

Section

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental