EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: PARA ALÉM DE UMA VISÃO MÍTICA

Caroline Terra de Oliveira, Vanderlise Barão, Maria de Fátima Santos da Silva, Cauê Canabarro

Resumo


O presente trabalho debate a temática indígena na escola a partir dos conflitos sócio-ambientais que atingem o contexto de vida destas populações. Além disso, enfoca-se a discussão sobre as problemáticas que perpassam essa instituição e a formação dos educadores, sobre os desafios e as possibilidades que enfrentam atualmente ao abordarem esse assunto em sala de aula. Destaca-se que as reflexões são fruto da troca de conhecimentos e saberes construídos a partir de um curso de extensão intitulado “A temática indígena na escola: discutindo práticas pedagógicas e saberes docentes”, realizado na Universidade Federal do Rio Grande.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Povos indígenas; Escola; Formação de educadores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3380

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.