EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA DE PESQUISA SNOWBALL (BOLA DE NEVE)

Nelma Baldin, Elzira M. Bagatin Munhoz

Resumo


A grande variedade de pesquisas que são apresentadas em Educação Ambiental, hoje, demonstra a ampla
diversidade de saberes sociais que predominam nessa área. Esse quadro resulta numa multiplicidade de
trabalhos que finalizam por serem, também, conseqüentes da diversidade de formação dos pesquisadores que atuam na área e que têm diferentes vivências universitárias e escolares. Essa tão rica rede de ofertas possibilita uma gama de metodologias ou técnicas de pesquisas. Uma delas, refere-se às pesquisas de Educação Ambiental
Comunitárias. Nesse encaminhamento, o presente artigo tem por objetivo destacar a metodologia snowball ou
“Bola de Neve” como uma ferramenta para pesquisas em Educação Ambiental aplicadas em comunidades. Nesse
sentido, os resultados da pesquisa aplicada em duas comunidades de áreas de Bacias Hidrográficas distintas
(mas com características históricas, sociais e econômicas semelhantes) utilizando-se a técnica snowball sampling
foram significativos para o desenvolvimentos de ações de Educação Ambiental nessas localidades. Ainda,
reforçou-nos o entendimento de que a snowball é uma técnica indicada para se trabalhar com Educação Ambiental em comunidades.

Palavras-chave


Pesquisa em Educação Ambiental Comunitária; áreas de Bacias Hidrográficas; técnica metodológica de pesquisa “Bola de Neve”.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3193

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.