EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA DE PESQUISA SNOWBALL (BOLA DE NEVE)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3193Palavras-chave:
Pesquisa em Educação Ambiental Comunitária, áreas de Bacias Hidrográficas, técnica metodológica de pesquisa “Bola de Neve”.Resumo
A grande variedade de pesquisas que são apresentadas em Educação Ambiental, hoje, demonstra a ampla diversidade de saberes sociais que predominam nessa área. Esse quadro resulta numa multiplicidade de trabalhos que finalizam por serem, também, conseqüentes da diversidade de formação dos pesquisadores que atuam na área e que têm diferentes vivências universitárias e escolares. Essa tão rica rede de ofertas possibilita uma gama de metodologias ou técnicas de pesquisas. Uma delas, refere-se às pesquisas de Educação Ambiental Comunitárias. Nesse encaminhamento, o presente artigo tem por objetivo destacar a metodologia snowball ou “Bola de Neve” como uma ferramenta para pesquisas em Educação Ambiental aplicadas em comunidades. Nesse sentido, os resultados da pesquisa aplicada em duas comunidades de áreas de Bacias Hidrográficas distintas (mas com características históricas, sociais e econômicas semelhantes) utilizando-se a técnica snowball sampling foram significativos para o desenvolvimentos de ações de Educação Ambiental nessas localidades. Ainda, reforçou-nos o entendimento de que a snowball é uma técnica indicada para se trabalhar com Educação Ambiental em comunidades.Downloads
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Publicado
2012-12-12
Como Citar
Baldin, N., & Munhoz, E. M. B. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA DE PESQUISA SNOWBALL (BOLA DE NEVE). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3193
Edição
Seção
Artigos