Percepção Ambiental

Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15746

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Psicologia ambiental, Educação Ambiental, Estudantes

Resumo

Environmental Perception: A study with IFRN-SGA students

Os evidentes impactos das atividades humanas no ambiente têm suscitado debates acalorados sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, fomentando uma desejada conscientização ecológica. Apesar disso, muitas pessoas ainda não compreendem completamente os efeitos de suas ações sobre o ecossistema. Nesse cenário, é importante compreender a perspectiva dos jovens, pois eles serão responsáveis por moldar o futuro do planeta. Este artigo visa analisar os resultados de uma investigação sobre a percepção das questões ambientais por estudantes do ensino médio. Baseado na Psicologia Ambiental, o estudo adotou abordagem metodológica exploratória e quali-quantitativa, e aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus São Gonçalo do Amarante. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários a 187 estudantes na faixa de 14 a 18 anos matriculados nos cursos técnicos de nível médio e a realização de rodas de conversa com 76 deles. Os resultados indicam que, os participantes compreendem as questões ambientais, porém não se apropriaram efetivamente desse conhecimento, de modo que ele pouco se traduz em comportamentos/atividades e relações afetivas consistentes, condizentes com os princípios de conscientização socioambiental, o que aponta a necessidade da educação ambiental estar mais atenta à percepção ambiental.

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Biografia do Autor

Michelle Luise Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2014); Bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora do IFRN, atuando no curso técnico-médio e graduação de engenharia de produção.

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-doutoramento em Arquitetura (Universidade de Lisboa); Mestrado e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas (Universidade de São Paulo); Arquiteta-Urbanista e Psicóloga (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). Atualmente é professora titular na UFRN, atuando na graduação e pós-graduação, nos campos de Projeto Arquitetônico e Psicologia Ambiental.

Douglas D. Karrow, Brock University (BU) - Toronto

Doutorado em Educação pela Universidade de Toronto; Mestrado em Educação pela Universidade de Western Ontario; Bacharelado em Educação pela Universidade de Western Ontario. Atualmente é professor, atuando na graduação e Pós-Graduação de Educação Ambiental na Brock University

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva, M. L. S. da, Medeiros de Azambuja Elali, G. . V. ., & Karrow, D. D. . (2023). Percepção Ambiental: Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15746