Percepção Ambiental

Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15746

Palabras clave:

Percepção ambiental, Psicologia ambiental, Educação Ambiental, Estudantes

Resumen

Los efectos negativos de las acciones humanas sobre el medio ambiente han impulsado a investigadores y responsables políticos a promover debates sobre la sostenibilidad medioambiental. Aún es evidente que muchos individuos no tienen una comprensión cabal de los impactos que sus acciones tienen sobre el medio ambiente. En este contexto, es de suma importancia mantener un debate basado en la psicología ambiental sobre la percepción de los jóvenes respecto a las cuestiones medioambientales. Una muestra de 187 estudiantes del IFRN-SGA, con edades entre 14 y 18 años, fue sometida a una investigación sobre la relación individuo-ambiente. Los resultados obtenidos revelan la existencia de una conciencia ambiental por parte de los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle Luise Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2014); Bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora do IFRN, atuando no curso técnico-médio e graduação de engenharia de produção.

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-doutoramento em Arquitetura (Universidade de Lisboa); Mestrado e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas (Universidade de São Paulo); Arquiteta-Urbanista e Psicóloga (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). Atualmente é professora titular na UFRN, atuando na graduação e pós-graduação, nos campos de Projeto Arquitetônico e Psicologia Ambiental.

Douglas D. Karrow, Brock University (BU) - Toronto

Doutorado em Educação pela Universidade de Toronto; Mestrado em Educação pela Universidade de Western Ontario; Bacharelado em Educação pela Universidade de Western Ontario. Atualmente é professor, atuando na graduação e Pós-Graduação de Educação Ambiental na Brock University

Citas

BARKER, Roger; WRIGHT, Herbert. Midwest and its children: The psychological ecology of an American town. In: BARKER, R.; WRIGHT, H. Social action and interaction II: An episode exhibit. New York: Row, Peterson and Company, pp. 361-391, 1954. DOI: https://doi.org/10.1037/10027-011

BARKER, Roger G. Wanted: An eco-behavioral science. Naturalistic viewpoints in psychological research, v. 31, p. 43, 1969.

CAMPOS, Gastão W. S. Um método para análise e cogestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições - o método da roda. São Paulo: Hucitec, 2000.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignes; CAVALCANTE, Sylvia; NÓBREGA, Lana M. A. Ambiente. n: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. (Org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Editora Vozes, p.28-43, 2011.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignes. Psicologia Ambiental: Algumas considerações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 9, n. 2, p. 435-447, 1993.

CARVALHO, Denis B.; MONTEIRO, Savio. C. Psicologia Ambiental como instrumento de ambientalização curricular: um estudo de caso. Ambiente & Educação, v. 19, n. 1, pp. 189-208, 2014.

CARVALHO, Isabel C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CASTRO JR; Andre R.; SILVA, Maria R. F. Conversation circle as a qualitative methodological strategy in the production of nursing knowledge. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e112963521, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i6.3521. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/%20article/view/3521 Acesso em: 8 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3521

CATALÃO, Vera M. L.; MOURÃO, Laís; PATO, Claudia M. L. Educação e ecologia humana: Uma epistemologia para a educação ambiental. Ambiente & Educação (FURG), v. 14, p. 27-36, 2009.

CAVALCANTE, Maria Ruth B. Educação Biocêntrica: A Pedagogia do Encontro. In: CAVALCANTE, Maria Ruth B.; GÓIS, Cesar W. L.; DIÓGENES, Fatima P.; ARRAIS, Cristiane H.; ANDRADE, Cassia R. X. (Orgs.). Educação Biocêntrica um movimento de construção dialógica. Fortaleza: Edições CDH, pp. 33-69, 2001.

DELABRIDA, Zenith N. C. Adolescência/juventude e ambiente. In: HIGUCHI, Maria Ines G.; ALBUQUERQUE, Dayse S. Cronologias da relação pessoa-ambiente. Curitiba: CRV, pp. 129-134, 2022.

DIETZ, Thomaz.; ROSA, Eugene.; YORK, Richard. Driving the human ecological footprint. Frontiers in Ecology and the Environment, Washington, v.5, n.1, p.13-18, 2007. DOI: https://doi.org/10.1890/1540-9295(2007)5[13:DTHEF]2.0.CO;2

ELALI, Gleice A. Relações entre comportamento humano e ambiência: Uma reflexão com base na Psicologia Ambiental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL AMBIÊNCIAS COMPARTILHADAS. Anais do Colóquio Internacional Ambiências Compartilhadas: Cultura, corpo e linguagem. Rio de Janeiro: PROARQ/UFRJ, p. 1-14, 2009.

FERREIRA, Fabíola; BOMFIM, Zulmira Á. C. Sustentabilidade ambiental: visão antropocêntrica ou biocêntrica? Ambientalmente sustentable, v 9-10, pp. 37-51, 2010.

GUNTHER, Isolda A. O uso da entrevista na interação pessoa-ambiente. In: PINHEIRO, José Q.; GÜNTHER, Hartmut (Org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, p. 53-74, 2008.

HOGAN, Daniel. A qualidade ambiental urbana - oportunidades para um novo salto. São Paulo em perspectiva. São Paulo, v.9, n.3, 1995.

ITTELSON, William; PROSHANSKY, Harold; RIVLIN, Leanne; WINKEL, Georg. An introduction to environmental psychology. Holt, Rinehart & Winston, 1974.

JOLLIVET, Marcel. Vers un Rural Postindustriel: Rural et environnement dans les huit pays européens. Vers un Rural Postindustriel, pp. 1-372, 1998.

KARROW, Douglas; FAZIO, Xavier; ZANDVLIET, David. Environmental education nomenclature and discourse. In: PETERS, M. (Ed.), Encyclopedia of teacher education. Singapore: Springer, s/p, 2022.

KUHNEN, Ariane; HIGUCHI, Maria Ines G. Percepção ambiental. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. Temas Básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis: Vozes, pgs. 250-266, 2011.

LIMA, Gustavo F. D. C. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades, desafios. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279827

LOUREIRO, Carlos F. B.; LAYRARGUES, Philippe P. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra hegemônica. Trabalho, educação e saúde, v. 11, n. 1, 53-71, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000100004

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ:Vozes, 2001.

LEGENDRE, Alain. L'experimentation écologique dans l'approche des comportements sociaux des jeunes enfants en groupes. In: Comportements, n. 3, p. 165-181, 1985.

LEWIN, Kurt. Field theory in social science: selected theoretical papers. New York: Harper & Brothers,1951.

MELAZO, Guilherme C. Percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas, v. 6, n. 1, 2005.

MOIMAZ, Mirela R.; VESTENA, Carla L. B. Fenomenologia e percepção ambiental como objeto de construção à Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 12, n. 2, p. 67-78, 2017. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2225

MOURA, Adriana F.; LIMA, Maria G. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 95, 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento). Our Common Future (Brundtland Report). Inglaterra: Oxford UniversityPress, 1987.

PATO, Claudia M. L.; DELABRIDA, Zenith Nara Costa. Proposta transdisciplinar em contextos formativos: chave mestra para a sustentabilidade. In: HIGUCHI, Maria Inês G.; KUHNEN, Ariane; PATO, Claudia. (Org.). Psicologia ambiental em contextos urbanos. Florianópolis: Edições do Bosque, p. 34-58, 2019.

PINHEIRO, José Q. Enseñanza de la Psicología Ambiental: vínculo afectivo del alumno y estrategias para su promoción. In: VI CONGRESO DE PSICOLOGÍA AMBIENTAL. Libro de comunicaciones del VI Congreso de Psicología Ambiental - Medio ambiente y responsabilidad humana: Aspectos sociales y ecológicos. La Coruña, Espanha: Universidad de La Coruña, pp. 299-304, 1998.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. S/L: PNUD, 2010. Disponível em: https://idis.org.br/wp-content/uploads/2014/05/PNUD_HDR_2010.pdf. Acesso em dez/2021.

PROSHANSKY, Harold; ITTELSON, Willian; RIVLIN, Leanne (Ed.). Environmental psychology: Man and his physical setting. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1970.

REIGOTA, Marcos. Educação Ambiental brasileira: a contribuição da nova geração de pesquisadores e pesquisadoras. Revista Interacções, v. 5, n. 11, pp. 01-07, 2009.

RIVLIN, Leanne. Olhando o passado e o futuro: revendo pressupostos sobre as inter-relações pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (Natal), v. 8, p. 215-220, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000200003

ROAZZI, Antonio; SOUZA, Bruno C.; MONTEIRO, CIrce, M. G.; NASCIMENTO, Alexsandro M.; HIGUCHI, Maria Ines G. In: HIGUCHI, Maria Ines G.; ALBUQUERQUE, Dayse S. Cronologias da relação pessoa-ambiente. Curitiba: CRV, 2022, pp. 401- 422. DOI: https://doi.org/10.24824/978652512793.4.401-422

SILVA, Michelle L. A escola e a formação de conceitos pró-ecológicos: uma investigação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2023.

STOKOLS, Daniel. Environmental psychology. Annual review of psychology, v. 29, n. 1, p. 253-295, 1978. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.ps.29.020178.001345

SUAP. Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Sistema Unificado de

Administração Pública, Natal, RN, 2022. Disponível em <https://suap.ifrn.edu.br>. Acessado em 06 mai. 2022.

ZANINI, Alanza M.; SANTOS, Amanda R.; MALICK, Chreiva M.; OLIVEIRA, José A.; ROCHA, Marcelo. Estudos de percepção e educação ambiental: um enfoque fenomenológico. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, p. e32604, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230127

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Silva, M. L. S. da, Medeiros de Azambuja Elali, G. . V. ., & Karrow, D. D. . (2023). Percepção Ambiental: Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15746