Breve histórico do desenvolvimento da Educação Ambiental no município de São Bernardo do Campo
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15314Palavras-chave:
Educação Ambiental, São Bernardo do Campo, História da Educação Ambiental, História da CiênciaResumo
Brief history of the development of Environmental Education in the municipality of São Bernardo do Campo
Este artigo visa apresentar levantamento histórico do desenvolvimento pedagógico da Educação Ambiental no Município de São Bernardo do Campo, levando em consideração perspectivas nacionais e tendências globais de debate nesta área. Pretende-se apresentar um recorte de projetos pedagógicos implantados na educação municipal e que houveram destaque no âmbito municipal nos diversos anos.
Downloads
Referências
ALVAIDE, Nathalie; PUGLIESE, Adriana. Parque Natural Municipal do Estoril: caracterização do espaço e seu potencial para pesquisa acadêmica de alfabetização científica. IV Simpósio PEHCM UFABC - Reaprender e reinventar: ensino e história das ciências e da matemática em tempos de pandemia. Santo André, 2022.
ASSOCIATION INTERNATIONALE DES VILLES ÉDUCATRICES. (2014). Carta das cidades educadoras. Disponível em: https://www.edcities.org/rede-portuguesa/wp-content/uploads/sites/12/2018/09/Carta-das-cidades-educadoras.pdf. Acesso em: 06 abr. 2023.
BAN KI-MOON. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Discurso proferido na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em 25 de setembro de 2015. Disponível em: https://www.undp.org/sites/g/files/zskgke326/files/migration/br/ganhos-triplos-para-uma-sociedade-sustentavel.pdf . Acesso em: 06 abr. 2023.
BIDCE. Plano Plurianual Participativo (PPA). Banco de Dados de Documento Internacional das Cidades Educadoras. 2009. Disponível em: http://w10.bcn.es/APPS/edubidce/pubExperienciesAc.do?accio=cercar&quants=0&ce=37143&pubididi=3 Acesso em: 09 de nov. 2022.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Lei nº. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n.79, 28 abr.1999
BRASIL. Ministério de Educação. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 1996.
CARVALHO, Carolina Delgado; TOZONI-REIS, Marilia Freitas Campos. História Oral e Educação Ambiental: compartilhando saberes. In: III EPEA: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2005, Ribeirão Preto - SP. Anais do III EPEA - CD-Room, 2005.
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudança do Clima (COP 12) e 2ª Conferência das Partes do Protocolo de Quioto (COP/MOP 2). Nairóbi, Quênia, 2006.
ECOVIVER. Disponível em: https://ecoviver.com.br/projeto/. Acesso em: 09 nov. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, 2012.
GUINNESS WORLD RECORDS 2020. London: Guinness World Records Limited, 2019. 65th ed.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, Diretoria de Educação Ambiental, 2004. 144 p.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. Cortez Editora, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.
NAÇÕES UNIDAS. Transforming our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development. Nova Iorque: Resolução adotado pela Assembleia Geral em 25 de setembro de 2015, 66ª Sessão A/RES/70/1. Nações Unidas, 2015.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução A/RES/66/288. Disponível em: https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/generalassembly/docs/globalcompact/A_RES_66_288.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Disponível em: https://news.un.org/pt/tags/70a-assembleia-geral-da-onu Acesso em: 06 abr. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/development-agenda/. Acesso em: 06 abr. 2023.
PMSBC. Depois de se tornar a cidade que mais recolhe óleo usado no mundo, São Bernardo traça plano para usina de biodiesel. Prefeitura de São Bernardo do Campo. 2020. Disponível em: https://www.saobernardo.sp.gov.br/maximizada/-/asset_publisher/5cLluTMVcxDN/content/depois-de-se-tornar-a-cidade-que-mais-recolhe-oleo-usado-no-mundo-sao-bernardo-traca-plano-para-usina-de-biodiesel?inheritRedirect=false Acesso: 11 de nov. 2022.
PMSBC. (2022, 28 de março). Pela 2ª vez, São Bernardo é reconhecida pelo Guinness World Records como a cidade que mais recicla óleo usado no mundo. Disponível em: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/maximizada/-/asset_publisher/5cLluTMVcxDN/content/pela-2-vez-sao-bernardo-e-reconhecida-pelo-guinness-world-records-como-a-cidade-que-mais-recicla-oleo-usado-no-mundo?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.saobernardo.sp.gov.br%2Fweb%2Fsbc%2Fmaximizada%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_5cLluTMVcxDN%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1. Acesso: 06 de abr. 2022.
SAUVÉ, Lucié. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.
SÃO BERNARDO DO CAMPO. Lei Ordinária nº 6.316 de 12 de Dezembro de 2013. Atual estatuto do magistério.
SE. Secretaria de Educação. Revista Institucional de ações realizadas 2017. Departamento de Ações Educacionais. São Bernardo do Campo, 2017.
SE. Secretaria de Educação. Revista Institucional de ações realizadas 2018. Departamento de Ações Educacionais. São Bernardo do Campo, 2018.
SE. Secretaria de Educação. EducAção. Revista Institucional de ações realizadas em 2019. Departamento de Ações Educacionais. São Bernardo do Campo, 2019.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. REDE Nº135/2022-SE. São Bernardo do Campo, 2022.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. REDE Nº409/2022-SE. São Bernardo do Campo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nathalie de Freitas Alvaide, Leticia Franco, Solange Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.