Educação Ambiental Revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.14365

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pandemia, Mudanças culturais, Sociedades sustentáveis

Resumo

Revolutionary environmental education

Na segunda década do século XXI aprofunda-se o cenário de extensa e acelerada degradação socioambiental. A busca por soluções para um presente solidário e um futuro melhor para todos os habitantes da Terra, exige fazeres educadores ambientalistas comprometidos com transformações radicais. A partir de um processo coletivo de estudo, reflexão e diálogo de um grupo de pós-graduandos que foi inspirado no “Manifesto R de Educação Ambiental” elaborado por um grupo plural de educadoras e educadores ambientais latinoamericanos, e dos acúmulos de mais de três décadas de existência do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (ESALQ/USP), o presente texto busca caracterizar uma Educação Ambiental Revolucionária, necessária para enfrentar os tempos distópicos atuais.

 

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Biografia do Autor

Isabela Kojin Peres, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

Bacharel em Gestão Ambiental formada pela Esalq/USP; Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP); Doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP); Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca (ESALQ/USP)

Ana Clara Nery Silva, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de
Mesquita Filho" - Unesp campus de Rio Claro e Mestre em Educação pela mesma instituição. É
especialista em Educação ambiental e transição para sociedades sustentáveis pela ESALQ/
USP, local onde também cursa o doutorado em Ecologia Aplicada pelo PPGI do CENA/ ESALQ/
USP., além de pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca
(ESALQ/USP)

Rachel Andriollo Trovarelli, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Gestão Ambiental formada pela Esalq/USP; Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP) pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP); Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca (ESALQ/USP)

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Peres, I. K., Nery Silva, A. C., & Andriollo Trovarelli, R. (2023). Educação Ambiental Revolucionária. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.14365