Educação Ambiental Revolucionária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.14365

Keywords:

Educação Ambiental, Pandemia, Mudanças culturais, Sociedades sustentáveis

Abstract

Revolutionary environmental education

Na segunda década do século XXI aprofunda-se o cenário de extensa e acelerada degradação socioambiental. A busca por soluções para um presente solidário e um futuro melhor para todos os habitantes da Terra, exige fazeres educadores ambientalistas comprometidos com transformações radicais. A partir de um processo coletivo de estudo, reflexão e diálogo de um grupo de pós-graduandos que foi inspirado no “Manifesto R de Educação Ambiental” elaborado por um grupo plural de educadoras e educadores ambientais latinoamericanos, e dos acúmulos de mais de três décadas de existência do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (ESALQ/USP), o presente texto busca caracterizar uma Educação Ambiental Revolucionária, necessária para enfrentar os tempos distópicos atuais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabela Kojin Peres, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

Bacharel em Gestão Ambiental formada pela Esalq/USP; Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP); Doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP); Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca (ESALQ/USP)

Ana Clara Nery Silva, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de
Mesquita Filho" - Unesp campus de Rio Claro e Mestre em Educação pela mesma instituição. É
especialista em Educação ambiental e transição para sociedades sustentáveis pela ESALQ/
USP, local onde também cursa o doutorado em Ecologia Aplicada pelo PPGI do CENA/ ESALQ/
USP., além de pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca
(ESALQ/USP)

Rachel Andriollo Trovarelli, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Gestão Ambiental formada pela Esalq/USP; Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP) pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP); Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca (ESALQ/USP)

References

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante, 2016. 264 p.

ACOSTA, Alberto; BRAND, Ulrich. Pós-extrativismo e decrescimento: saídas do labirinto capitalista. São Paulo: Elefante, 2018. 224 p.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 64 p.

ALVES, Denise Maria Gândara; ANDRADE, Daniel Fonseca; BARBOSA, Cibele Randi; BIASOLI, Semiramis Albuquerque; BIDINOTO, Vanessa Minuzzi; BRIANEZI, Thaís; CARARA, Miriely; COATI, Ana Paula; COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia; FERREIRA, Léo Eduardo de Campos; Andrea Q. Luca; MACHADO, Júlia Teixeira; NAVARRO, Sandra M;, PORTUGAL, Simone; RAIMO, Andrea A. Raimo; SACCONI, Laura V.; SIM, Edna Ferreira Costa; Marcos Sorrentino. Em Busca da Sustentabilidade Educadora Ambientalista. Ambientalmente Sustentable, v.1, n. 9-10, p.7-35, 2010.

ARÁOZ, Horacio Machado. O debate sobre o “extrativismo” em tempos de ressaca: A Natureza americana e a ordem colonial. In: DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; FILHO, Jorge Pereira. (org.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. Tradução de Igor Ojeda. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016, p. 444-468.

AZAM, Geneviève. Carta à Terra e a Terra responde. Belo Horizonte: Relicário. 2020. 164 p.

BAREMBLITT, Gregório Franklin. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 258p.

BOOKCHIN, M. Ecologia Social e outros ensaios. 2a ed. Ed. Rio de Janeiro, RJ. Rizoma, 2015. 183p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As flores de abril: movimentos sociais e educação ambiental. Campinas, SP. Autores Associados. Coleção Educação contemporânea. 2005. 205 p.

BUBER, Martin. Do diálogo ao Dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982. 176 p.

CHAVES, Adilson Castro; SILVA, Ricardo Pereira; SILVA, Clemildo Anacleto da; ALMEIDA, E. R. de. Educação e espiritualidade como experiencias fundamentais para humanização em Paulo Freire. Revista Ciência em Movimento - Educação e Direitos Humanos. 2016. P. 37-46. DOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v18n37p37-46

DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; FILHO, Jorge Pereira. (Orgs.) Descolonizar o imaginário: debate sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. Tradução Igor Ojeda. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo. 2016. p. 445-468.

FERRARO- JÚNIOR, Luiz Antônio; JANKE, Nadja; BODANEZE, Lucilei; HINTZE, Hélio; MARANHÃO, Renata; DOMINGUEZ, Isabel; GUIMARÃES, Roberto; CUPELLI, Rodrigo; VIEZZER, Moema; VITORASSI, Silvana; CUNHA, Aline; GOMES, Ana Roberta; MALAGODI, Marco Antonio Sampaio; CASCINO, Fábio; SORRENTINO, Marcos; COUTINHO, Janailton; ARCAS, Elisabeth Galego; SOUSA, Hildete Aparecida da Silva; MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade; SOARES, José Edison Carvalho; TELLES, João Alfredo; CARBOGIM, Maria Leinad; ALBERTON, Leila de Fátima Severgnini; FERRONATO, Michelle Caroline; SCHNEIDER, Mauri José; BURG, Ricardo; TONSO, Sandro; CASALE, Valéria. Encontros e caminhos por uma revolução copernicana na educação ambiental (texto coletivo). In: FERRARO- JÚNIOR, Luiz Antônio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. v. 3. 2014. p. 27-38. Brasília: MMA/DEA, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

JACOBI, Pedro Roberto. Participação. In: FERRARO- JÚNIOR, Luiz Antônio (org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília, MMA, 2005, p. 229-236.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 85 p.

LATOUR, Bruno. Políticas da Natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru/SP: EDUSC, 2004. 411p.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 494p.

LOVELOCK, James. Gaia: a new look in life on Earth. Oxford: Oxford University Press: 2000

LOVELOCK, James. A Vingança de Gaia. Trad. de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2006

LOVELOCK, James. Gaia: alerta final. Trad. de Jesus de Paula Assis e Vera de Paula Assis. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2010

MAIAKÓVSKI. Vladimir. Poemas. São Paulo. Editora Perspectiva. 2003.175p. Disponível em: https://monoskop.org/images/a/a7/Maiakovski_Poemas_7a_ed.pdf. Acesso em: 12 de setembro de 2021.

MARRAS, Stelio. O vozerio da pós-verdade e suas ameaças civilizatórias. In: OLIVEIRA, Joana Cabral de; AMOROSO, Marta; LIMA, Ana Gabriela Morim de; SHIRATORI, Karen; MARRAS, Stelio; EMPERAIRE, LAURE. Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Ubu Editora. 2021, p. 37 - 56.

MARTINS, João Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Revista Brasileira de Educação. Maio /Jun /Jul/Ago. No 2. 2004. p. 85-182. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200007

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2011. 102 p.

MOSCOVICI, Serge. Natureza: para pensar a ecologia. Rio de Janeiro: Mauad X, Instituto Gaia, 2007. 256 p.

NEPOMUCENO, Tiago Costa. Educação ambiental e espiritualidade laica: horizontes de um diálogo iniciático. 2015. 348 p. Tese (Doutorado em Cultura, Organização e Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

OCA - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E POLÍTICA AMBIENTAL - ESALQ/USP. O "método Oca" de educação ambiental: fundamentos e estrutura incremental. Ambiente e Educação. Revista de Educação Ambiental Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental, v. 21, n. 1, p. 75-93. 2016.

OCA - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E POLÍTICA AMBIENTAL - ESALQ/USP. Arte e Espiritualidade na Educação Ambiental. Revista Hipótese, v. 4, n. 3, p 3-19, 2018.

PANU, Pihkala. Anxiety and the Ecological Crisis: An Analysis of Eco-Anxiety and Climate Anxiety. Sustainability, v. 12, n. 7836, p. 1 -20, 2020a. DOI: https://doi.org/10.3390/su12197836

PANU, Pihkala. Eco-Anxiety and Environmental Education. Sustainability, v. 12, n.10149, p. 1 -38, 2020b. DOI: https://doi.org/10.3390/su122310149

RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andrade.; BRANCO, Evandro Albiach; BIASOLI, Semíramis Albuquerque. Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental: Construção à Luz do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e da Política Nacional de Educação Ambiental. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Curitiba. Número Especial, p.337-358, 2018. DOI: https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial.pp337-358

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. 164 p. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1012

SAVIANI, Demerval. Contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto. Brasília, ano 9, n. 45, p. 3-9, 1990.

SAWAIA, Bader. Burihan. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, Marcos. (org.). Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: Educ/Fapesp, 2001. p. 115-134.

SELIGMAN, M. E.P.; STEEN, T. A.; Nansook, P.; PETERSON, C. Positive psychology progress - Empirical validation of interventions. American Psychologist, v. 60, n.05, p. 410-421, 2005. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.60.5.410

SIMAS, Luiz Antônio.; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Editora Mórula, 2018. 124 p.

SÓLON, P. Complementaridades. In: SÓLON, P. (Org) Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. Tradução João Peres. São Paulo: Elefante, 2019. p. 197 - 217.

SOROMENHO-MARQUES, V. O desenvolvimento sustentável em questão: correntes e polêmicas em tempos difíceis. In: SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências. 1a ed. Curitiba. APPRIS. Coleção ambientalismo. 2013. p. 63-70.

SORRENTINO, Marcos. Vinte anos de Tbilisi, cinco da Rio-92: a Educação Ambiental no Brasil. Debates Socioambientais. São Paulo, CEDEC, ano II, n. 7, p. 3-5, 1997.

SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki: A educação ambiental no Brasi. In: QUINTAS, José Silva (Org.) Pensando e praticando a educação ambiental no Brasil. Brasília: IBAMA, p. 107- 118. 2002.

SORRENTINO, Marcos; SIM, Edna Ferreira Costa do; SACCONI, Laura Vidotto; RAIMO, Andrea Abdala; PORTUGAL, Simone; NAVARRO, Sandra Maria; MACHADO, Júlia Teixeira; MORITOMOTO, Isis Akemi; LUCA, Andréa Quirino de; FERREIRA, Eduardo de Campos; GÜNTZEL-RISSATO, Cíntia; COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia; COATI, Ana Paula; BRIANEZI, Thaís; BIDINOTO, Vanessa Minuzzi; BIASOLI, Semiramis Albuquerque; BARBOSA, Cibele Randi; ANDRADE, Daniel Fonseca de; ALVES, Denise Maria Gândara. Comunidade, Identidade, Diálogo, Potência de Ação e Felicidade: Fundamentos para a Educação Ambiental 2018. p. 14-30. In: SORRENTINO, Marcos; GÜNTZEL-RISSATO, Cíntia; ANDRADE, Daniel Fonseca de; MORITOMOTO, Isis Akemi; CASTELLANO, Maria; PORTUGAL, Simone; BRIANEZI, Thaís; BATTAINI, Vivian. Educação Ambiental e Políticas Públicas: conceitos, fundamentos e vivências. Curitiba: Appris, 2018. 499 p.

SORRENTINO, Marcos; PORTUGAL, Simone.; PAZOS, Araceli Serantes; VAZQUEZ, Carlos Vales. Por una nueva cultura de la tierra, tierra y territorio: rutas de transición para sociedades sustentables. Carpeta Informativa del CENEAM, v. 1, p. 3-9, 2020.

TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira; ARDANS, Osmar. Intervenção psicossocial: desvendando o sujeito histórico e desvelando os fundamentos da educação ambiental crítica. In: FERRARO JR., Luiz Antonio (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 204-217.

TROVARELLI, Rachel Andriollo.; BATTAINI, Vivian.; SORRENTINO, Marcos. A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores. Pesquisa em Educação Ambiental, vol.16, n.1, p. 52- 68, 2021. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.2021-13170

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

Published

2023-12-30

How to Cite

Peres, I. K., Nery Silva, A. C., & Andriollo Trovarelli, R. (2023). Educação Ambiental Revolucionária. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.14365