A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Anderson Polli
  • Tiago Signorini

Palabras clave:

Educação Ambiental, Inserção, Escola.

Resumen

A modificação dos hábitos e o resgate de valores podem ser mantidos e restaurados através da aplicação de princípios e práticas da Educação Ambiental nos mais diferentes segmentos sociais, especialmente no contexto escolar. Para tanto, essa pesquisa bibliográfica buscou mostrar aos atuais e futuros educadores a importância e a necessidade da inserção da educação ambiental na prática pedagógica. A interferência humana no ciclo da natureza tem desencadeado graves consequências para a manutenção das diferentes formas de vida no planeta. Diante disso, surgem movimentos ecológicos que buscam sensibilizar a sociedade sobre a causa e os efeitos dos problemas ambientais. A escola, portanto, deve usar a educação ambiental como ferramenta metodológica interdisciplinar para oferecer aulas dinâmicas e contextualizadas buscando resgatar o elo perdido com a natureza, entender e modificar a relação homem-homem e homem-ambiente. Projetos ambientais implantados em instituições escolares devem ser fundamentados na cooperação, participação e geração de autonomia dos atores envolvidos, promovendo interação, conscientização e mudança de comportamento.

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Publicado

2013-05-14

Cómo citar

Polli, A., & Signorini, T. (2013). A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(2), 93–102. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2595

Número

Sección

Artigos