Educação Ambiental na percepção de uma comunidade de pescadores artesanais na costa Paraense

Autores/as

  • Elida Moura Figueiredo

Palabras clave:

Educação Ambiental, Área de Proteção Ambiental, Amazônia, Comunidades pesqueiras

Resumen

O estudo é resultado de pesquisas realizadas de 2005 a 2006, na APA Algodoal Maiandeua, ilha localizada no município de Maracanã, litoral nordeste do estado do Pará, área mais conhecida como Zona do Salgado. Na pesquisa buscou-se identificar as ações de educação ambiental implementadas em duas comunidades da ilha (Fortalezinha e Mocooca), no sentido de analisar as mudanças de hábitos ocorridas na população da área a partir de tais ações. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários previamente elaborados, entrevistas e conversas informais junto à população local. As informações levantadas foram tabuladas e posteriormente analisadas com vistas a identificar ações e possíveis transformações na vida cotidiana e no ambiente das comunidades que fazem parte da APA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elida Moura Figueiredo

Bibliotecária, Especialista em Meio Ambiente, Mestre em Ciências Ambientais. Servidora da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (SEDECT)

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

Figueiredo, E. M. (2011). Educação Ambiental na percepção de uma comunidade de pescadores artesanais na costa Paraense. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 16(1), 159–174. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1687

Número

Sección

Artigos