Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ambientalização Escolar, Educação do Campo, Territórios Escolares, Paisagens Escolares.

Resumen

A educação ambiental tem sido uma oportunidade de aproximar os diversos campos dos conhecimentos, saberes e vivências como a ambientalização escolar e a educação do campo. A ambientalização escolar é aqui discutida como um possível caminho metodológico para trabalhar a dimensão socioambiental na gestão, currículo e espaço nos processos educadores que objetivam constituir territórios sustentáveis para a percepção, valoração e transformação das paisagens escolares. Assim, para que possam ser fortalecidas escolas vivas, sistêmicas e socioambientais, a ambientalização, precisa ser abordada a partir da interdisciplinaridade e da interculturalidade, possibilitando um caminho vivencial dos temas transversais e socioambientais. Ainda, pode integrar processos formativos, a partir de recursos pedagógicos, como as ecotecnologias, a exemplo trazido pelo grupo de Ambientalização Escolar da UFPR. Environmental education, rural education and school environmentalization: dialogues between diverse school landscapes Abstract The Environmental Education has been an opportunity to approximate knowledges and experiences from various school landscapes. This article proposes reflexions about school environmentalization like a linking between Rural Education and Environmental Education. From this perspective, the School Environmentalization is discussing like a methodological possibility to work with a management, a curriculum, and a structure in the educative processes. Some of the reflections are exemplified from the activity of the Environmental Education and School Environmentalization group at UFPR and partners. It is also discussed about the consolidation of living, systemic and socio-environmental schools. In this process, the school environmentalization enables an approach that values and encourages interdisciplinarity and interculturality. Keywords: Environmental Education. School Environmentalization. Rural Education. School Territories. School Landscapes.

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Biografía del autor/a

Yanina Micaela Sammarco, Docente UFPR

Graduação em Ciências Biológicas (UFRGS) Mestrado em Engenharia Ambiental (UFSC) Doutorado em Educação Ambiental (Universidad Autônoma de Madri e USP) Docente UFPR/area Biologia da Educação/DTFE/Setor de Educação Docente PPGMADE

Ivan Borroto Rodriguez, Pós-doutorando (UFPR)

Graduação em Ciências Biológicas (Universidad de la Habana/Cuba) Mestrado Biotecnologia Vegetal (Universidad Central "Martha Abreus" de las Villas/Cuba) Doutorado em Educação (UFPR) Pós-doutorando (UFPR)

Carina Catiana Foppa, Docente UFPR

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009) Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Docente PPGMade Docente PROFBio

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Sammarco, Y. M., Borroto Rodriguez, I., & Foppa, C. C. (2020). Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 310–340. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521

Número

Sección

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo