Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9565Keywords:
Pedagogia crítica, educação formal, recurso didático, meio ambiente, gênero textual,Abstract
Com o intuito de identificar as potencialidades das charges como recurso didático em educação ambiental, a pesquisa foi realizada em uma turma de 18 alunos do terceiro ano do ensino médio, aplicando três diferentes técnicas de coleta de dados para constituir o corpus de análise: diário de campo, produção de charges e um questionário sobre o uso das charges. A partir da análise dos resultados, emergiram três categorias: potencial de ancoramento, potencial da abordagem complexa e o potencial de sensibilização. As categorias se apresentaram condizentes com os princípios da educação ambiental descritas no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-10-31
How to Cite
Iared, V. G., & Aloisio, R. M. (2021). Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 355–382. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9565
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2021 Valéria Ghisloti Iared, Rafael Margatto Aloisio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.